AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sábado, 25 de Novembro de 2017
17 de junho de 2014

Inscrições estão abertas para dois Exames: de Suficiência e de Qualificação Técnica

Postado por: Comunicação CFC


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está com inscrições abertas para os dois exames que realiza: o Exame de Suficiência, aplicado semestralmente, e o Exame de Qualificação Técnica (EQT), que ocorre apenas uma vez ao ano.

Para o Exame de Suficiência, as inscrições devem ser feitas até o dia 26 de junho. Podem se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis os candidatos que estejam cursando o último ano do curso ou que tenham efetivamente concluído a graduação na área. Já para a prova de Técnico em Contabilidade, podem se inscrever apenas aqueles que tenham efetivamente concluído o curso.

As provas do Exame de Suficiência serão aplicadas, para bacharéis e para técnicos, no dia 14 de setembro, em todos os Estados e no Distrito Federal, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília).

O Exame de Suficiência é requisito para obtenção de registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). As inscrições podem ser efetuadas no site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) (www.fbc.org.br) ou do CFC (www.cfc.org.br). A FBC é a entidade responsável pela aplicação das provas.

Consulte aqui o edital.

Auditores Independentes

Conforme previsto no edital do 14º Exame de Qualificação Técnica (EQT), publicado pelo CFC no dia 20 de maio, as inscrições permanecerão abertas no período de 10 de junho a 10 de julho e poderão ser feitas no site do CFC.

As provas do EQT possibilitam o registro dos contadores no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), do CFC, habilitando os profissionais para atuação como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados.

O Exame de Qualificação Técnica é composto por três provas independentes: de Qualificação Técnica Geral; específica para os contadores que pretendam atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); e específica para os contadores que desejam trabalhar em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Os contadores que pretendam atuar em auditoria de instituições reguladas pelo Banco Central ou pela Susep, além da prova de Qualificação Técnica Geral, também deverão se inscrever para a prova específica.

As provas do 14º Exame serão realizadas no mês de agosto, nas seguintes datas: dia 25, Qualificação Técnica Geral; dia 26, específica para Banco Central; e, dia 27, específica para Susep.

Clique aqui para mais informações e inscrições.


Totem Ticker