AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Segunda Feira, 16 de Outubro de 2017
18 de junho de 2014

Vice-presidência Técnica inicia divulgação de relatórios sobre audiências públicas das NBCs

Postado por: Comunicação CFC


Por Maristela Girotto

A Vice-presidência Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – que tem a responsabilidade, entre outras, de elaborar, analisar e emitir as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) e os Princípios da Contabilidade –, adotou a prática de divulgar relatórios pormenorizados sobre as sugestões e os comentários recebidos durante as audiências públicas das minutas das NBCs.

“Sempre que recebíamos contribuições de audiências públicas, encaminhávamos e-mails agradecendo a participação e colaboração, contudo, não havia um retorno mais efetivo, de nossa parte, sobre o que havia sido acatado ou rejeitado. A partir de agora, estamos divulgando relatórios, ao término das audiências públicas, informando sobre as sugestões e comentários aceitos, bem como justificando os não acolhidos. Essa iniciativa visa dar mais transparência ao processo e estimular uma maior participação dos profissionais”, afirma a vice-presidente Técnica, Verônica Souto Maior.

Todas as Normas Brasileiras de Contabilidade, editadas pelo CFC, são submetidas à audiência pública pelo prazo mínimo de 30 dias.

A divulgação do relatório, nesse novo formato adotado pela Vice-presidência Técnica, já está disponível como resultado da audiência pública das minutas de revisão da NBC PA 290 – Independência – Trabalhos de Auditoria e Revisão e da NBC PA 291 – Independência – Outros Trabalhos de Asseguração, encerrada em  24 de abril deste ano. Essas normas passaram a ser denominadas, respectivamente, NBC PA 290 (R1) e NBC PA 291 (R1).

Conheça o relatório dessa audiência: http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/10/Relat%C3%B3rio-de-Audi%C3%AAncia-P%C3%BAblica-NBC-PA-290-e-NBC-PA-291-..pdf


Totem Ticker