AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 24 de Setembro de 2017
17 de julho de 2014

CRCMG, OAB/MG e TRE promovem Seminário de Prestação de Contas Eleitorais

Postado por: Comunicação CFC


Por Comunicação CRCMG

O CRCMG, em parceria com o TRE e a OAB/MG, promoveu, no dia 15 de julho, o “Seminário de Prestação de Contas Eleitorais – 2014”. O evento teve como objetivo reunir candidatos, representantes de partidos políticos, profissionais da Contabilidade e advogados para debater as novas regras que entram em vigor já na eleição de 2014, sobre arrecadação e gastos dos candidatos e, com isso, disseminar a prática das eleições limpas no Brasil.

15 07 Seminario de Prestacao de Contas (5)

A abertura do Seminário foi feita pelas autoridades presentes. O presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, destacou a importância da parceria entre os três órgãos, que culminou na realização do evento em todo o estado. “É fundamental a transparência que se dá através da prestação de contas dos candidatos, pois nós da OAB acreditamos que a eleição deve ser pautada no tripé da transparência, cidadania e controle social, e também na discussão e construção de ideias”. Já o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida, falou sobre o objetivo final do Sistema CFC/CRCs, que é assegurar à sociedade que os profissionais encarregados de produzir as informações contábeis sejam capacitados e comprometidos com a ética e a moral. “Os profissionais contábeis deverão ter consciência da sua importância no processo de prestação de contas eleitorais, pois eles deverão garantir a transparência das contas relativas às campanhas e partidos políticos”, disse Marco Aurélio. Ele ainda falou da grande conquista que foi, para a classe contábil, a Resolução TSE nº 23.406, que já entra em vigor nas eleições deste ano. “Essas novas disposições vão na direção das diversas ações do CRCMG para reforçar que a Contabilidade é uma importante ferramenta para a garantia da transparência”, finaliza.

15 07 Seminario de Prestacao de Contas (20)

Também participaram da abertura o presidente do TRE, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o procurador Regional Eleitoral Substituto, Patrick Salgado Martins; o membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Federal, Rodolfo Viana; e a delegada do CRCMG em Uberlândia, contadora Irene Silva Oliveira (foto).

O evento contou com as palestras: “Aspectos jurídicos na prestação de contas eleitorais”, apresentada pelo advogado Wederson Advincula Siqueira, que destacou a necessidade de qualificar os advogados e profissionais contábeis para os novos desafios e regras; “Aspectos relevantes na análise técnica das prestações de contas da campanha. Eleições 2014”, exposta pelo palestrante Júlio César Diniz Rocha; e “Prestação de Contas Eleitorais – Atuação do Profissional da Contabilidade”, abordada pela contadora Irene Silva, que destacou a importância de o profissional contábil não cometer erros durante a prestação de contas eleitorais. “O contabilista que assinar a prestação de contas, junto do candidato, está solidariamente responsável pela veracidade das informações financeiras e contábeis prestadas durante a campanha. É uma grande responsabilidade. A sociedade espera de nós transparência. Temos que assumir este compromisso”, afirmou Irene.


Totem Ticker