AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Terça Feira, 19 de Setembro de 2017
6 de agosto de 2014

CRCDF realiza nesta quarta o Seminário de Prestação de Contas Eleitorais 2014

Postado por: Comunicação CFC


Assessoria de Comunicação do CRCDF

O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRD-DF) realiza nesta quarta-feira (06) o Seminário de Prestação de Contas Eleitorais 2014, que irá tratar da atuação dos Contabilistas em mais essa área a partir do próximo pleito, conforme recente Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o tema: Aspectos Contábeis e Jurídicos e Atuação do Profissional da Contabilidade na Prestação de Contas Eleitorais de 2014, o evento será aberto pela presidente do CRC-DF, Sandra Batista, pelo presidente da Seção Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Ibaneis Rocha, e pelo Procurador Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Elton Ghersel.

Na Resolução 23.406/14, editada em março último, o TSE determina que, já a partir deste ano, as prestações de contas dos candidatos deverão ser assinadas obrigatoriamente também por um profissional de Contabilidade, além da constituição obrigatória do advogado. Daí a parceria do CRC-DF com a OAB-DF no evento.

O Seminário visa, assim, à capacitação de Contadores e Técnicos em Contabilidade nas especificidades da nova norma, a fim de prepará-los para uma contribuição qualificada no assessoramento à elaboração da prestação das contas eleitorais. Ao mesmo tempo, irá apresentar os aspectos jurídicos e de transparência que a nova Resolução introduz.

O Procurador Regional Eleitoral Eltron Ghersel abre as palestras, abordando o Controle da Legalidade para uma Eleição Limpa e Transparente.  Em seguida, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, falará sobre os Aspectos Contábeis e a Atuação do Profissional da Contabilidade na Prestação de Contas Eleitorais de 2014. Já a abordagem sobre os Aspectos Jurídicos da Prestação de Contas ficará a cargo do Vice-Presidente da OAB-DF, Severino Cajazeiras.

O CRC-DF também está trazendo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral para tratar da importância das Conquistas e Desafios para Eleições Limpas. Essa palestra será ministrada pela Auditora Federal de Controle Interno do Tribunal de Contas da União (TCU),  Lucieni Pereira da Silva, que integra o movimento.

Fechando o Seminário, haverá um debate com dois Contadores que são candidatos ao cargo de Deputado Federal pelo DF nas eleições 2014 – o Deputado Izalcy, que concorre à reeleição, e o ex-presidente do CRC-DF, Adriano Marrocos.

A presidente do CRC-DF, Sandra Batista, destaca que a participação dos Contabilistas no evento é fundamental, pois Resolução do TSE representa um reconhecimento da Justiça Eleitoral ao trabalho realizado pelos profissionais da Contabilidade.

“O que buscamos ao promover a correta elaboração da prestação das contas de políticos, no espírito do parágrafo 4º do art. 33 da Resolução 23.406/14, é trazer transparência à demonstração da arrecadação e dos gastos das campanhas eleitorais”, enfatizou. “Com isso, estaremos imprimindo a contribuição técnica da Classe Contábil para o atendimento das exigências legais na elaboração das prestações de contas dos candidatos, contribuindo, assim, para eleições mais limpas em nosso país”.

  • O Seminário será realizado das 14h às 18h30, na sede do CRC-DF, localizada na Quadra 505 Sul, entrada pela W3.

 

PROGRAMAÇÃO

14h15 – Abertura (CRC-DF, OAB-DF e MPF/TRE-DF)

14h30 - Controle da Legalidade para uma Eleição Limpa e Transparente

Procurador Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Elton Ghersel

15h00 - Aspectos Contábeis e Atuação do Profissional da Contabilidade na Prestação de Contas Eleitorais de 2014

Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior

16h00 - Aspectos Jurídicos da Prestação de Contas Eleitorais de 2014

Vice-Presidente da OAB-DF, Severino Cajazeiras

17h00 - Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral: Conquistas e Desafios para Eleições Limpas

Auditora Federal de Controle Interno do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucieni Pereira da Silva

17h30 - Debate com Candidatos a Deputado Federal pelo DF


Totem Ticker