AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Segunda Feira, 21 de Agosto de 2017
6 de agosto de 2014

CRCSP sedia reunião da Comissão de Educação Profissional Continuada do CFC

Postado por: Comunicação CFC


Por Comunicação CRCSP – Thiago Benevides

Para discutir temas referentes à atualização dos auditores independentes e à aplicação da NBC PA 12, que regulamenta o Programa de Educação Profissional Continuada, a Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) reuniu-se nos dias 5 e 6 de agosto de 2014, na sede do CRCSP.

Instituída pela Portaria CFC nº 89, de 23 de janeiro de 2014, a Comissão é responsável pelo processo de credenciamento das instituições capacitadoras e pelo Programa de Educação Profissional Continuada, necessário para a permanência dos profissionais no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (Cnai). O grupo reúne-se bimestralmente, alternando o local do encontro entre os estados membros.

A reunião foi coordenada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, e contou com a presença dos membros da Comissão: os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional dos Conselhos Regionais de Contabilidade de São Paulo, José Donizete Valentina; do Rio de Janeiro, Waldir Jorge Ladeira dos Santos; de Minas Gerais, Simone Maria Claudino de Oliveira: do Paraná, Elizangela de Paula Kuhn, e do Rio Grande do Sul, Adriel Mota Ziesemer.

Segundo o vice-presidente Zulmir, a Comissão é formada por representantes do sistema CFC/CRCs dos estados com maior número de Auditores Independentes: “São Paulo, por exemplo, reúne mais de 70% dos Auditores registrados no Cnai. A participação de cada um dos membros da Comissão é fundamental para o cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada”.

O vice-presidente do CRCSP José Donizete, destacou a importância do programa para o exercício profissional dos auditores independentes. “Além de atender à legislação, especialmente à NBC PA 12, que exige que os auditores independentes tenham, no mínimo, 40 horas de participação em programas de capacitação, a Comissão zela pela atualização constante dos conhecimentos, mantendo a qualidade dos serviços de auditoria e valorizando a profissão”.

Entre os membros da Comissão indicados pelo Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), estavam presentes o diretor de Desenvolvimento Profissional, Carlos Alberto de Sousa; o diretor presidente do Ibracon 2ª Seção Regional, Marcelo Galvão Guerra; os diretores de Desenvolvimento Profissional do Ibracon 4ª Seção Regional, Flávio de Aquino Machado; da 5ª Seção Regional, Renato Barbosa Postal, e da 6ª Seção Regional, Ronei Xavier Janovik.

Também participaram da reunião, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o gerente de Normas de Auditoria, Madson Gusmão Vasconcelos, e a analista de Normas de Auditoria, Simone Galvão Figueiras; a conselheira do CFC Marisa Luciana Schvabe de Morais; os conselheiros do CRCSP, Angela Zechinelli Alonso, Jorge Alberto da Cunha Moreira e Nelmir Pereira Rosas; do CRCRJ, Antônio Ranha da Silva; do CRCRS, Tanha Maria Lauermann Schneider; o representante do CRCMG, Davidson Volpe Junqueira, a colaboradora do CFC Renata Melo e os gerentes de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Simone Sill de Andrade, e do CRCPR, Luiz César Almeida.

 

 


Totem Ticker