AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Terça Feira, 17 de Outubro de 2017
25 de agosto de 2014

Encontro Estadual de Contabilidade Rural Capacita Profissionais Contábeis e Produtores Rurais

Postado por: Comunicação CFC


Por Comunicação CRCMS – Marli Nascimento

Profissionais da Contabilidade e Produtores Rurais dos municípios de Campo Grande, Dourados, Rio Negro, Camapuã, Corumbá, Chapadão do Sul, Aquidauana e Bataguassu participaram do XIII Encontro Estadual de Contabilidade Rural neste dia 22/08/14, das 8h às 18h, no Auditório da FAMASUL, em Campo Grande.

Realizado pelo CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade de MS em parceria o Sistema FAMASUL/MS – Federação da Agricultura e Pecuária/SENAR/FUNAR/APROSOJA/Sindicatos Rurais; IAGRO/MS – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal; IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul/  SEFAZ/MS – Secretaria de Fazenda do Estado de MS e SESCON/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas no MS, com três grandes painéis e uma palestra, o evento propiciou aos participantes discutirem temas relevantes e atuais, proporcionando atualização e aperfeiçoamento profissional.

Na parte da manhã, o Juarez Casser da Cunha Clemente – Gerente de Recursos Florestal, o Daniel Baeta de Assis - Engenheiro Agrônomo,Fiscal Ambiental e Évelyn Camila Casadias PinheiroAuxiliar de Suporte do Sistema de Registros e Informações Estratégicas de Meio Ambiente do IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de MS apresentaram o Painel “Cadastro Ambiental Rural – CAR: Regulamentação no MS e “Novo Código Florestal: Como Ficou na Prática”.

Kedma Carla Monteiro Dias da Silva – Fiscal de Rendas da Unidade de Controle da Agropecuária, Denis Antônio Barbosa de Souza e Hudson Alves – Analistas de Sistemas da Superintendência de Gestão da Informação responsáveis pelo sistema da Nota Fiscal de Produtor eletrônica da Secretaria de Fazenda de MS e o. Cyl Farney de J. Freitas Jorge – Fiscal Agropecuário do IAGRO/MS apresentaram o Painel “NF-e do Produtor Rural e GTA Eletrônico”.

Na parte da tarde, o Professor, Doutor, Contador Esmael Almeida Machado proferiu a Palestra “Gestão do Agronegócio em Tempos de Valor Justo na Contabilidade” e o Dr. Carlo Daniel Coldibelli Francisco – Gestor da Unidade de Relações Institucionais do Sistema FAMASUL apresentou o Painel “ITR – Imposto Territorial Rural” que fechou a programação.

O Contador Ruberlei Bulgarelli – Presidente do CRC/MS, o Dr. Ruy Fachini Filho – Secretário do Sistema FAMASUL, o Contador Ademir Silva Devólio, Diretor do SESCON/MS, a Técnica em Contabilidade  Maria Alves Granjeiro Gonçalves – Conselheira Efetiva doCRC/MS e Coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil em MS; a Contadora, Professora Luzia Felix da Silva  –  Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional  e Coordenadora da Comissão Mulher Contabilista de MS, a Profª  Neuza Olviedo – Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis Presencial da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, Conselheiros do CRC/MS, representantes das entidades parceiras e de Sindicatos Rurais prestigiaram a realização.

Representantes do CRC/MS e do Sistema FAMASUL falaram da importância do Encontro Estadual de Contabilidade Rural para os Profissionais da Contabilidade e para os Produtores Rurais.

Encontro Contabilidade Rural-reduzida

Para o Presidente do CRC/MS, Contador Ruberlei Bulgarelli, “Capacitar sempre é importante. Discutir assuntos que estão relacionados a área rural seja temas como gestão ou seja temas polêmicos como é a questão do ITR, hoje, principalmente na avaliação da terra nua, que é uma questão muito debatida, muito discutida, com municípios atribuindo valores com os quais os produtores não concordam, aumentando assim o valor do imposto a pagar, devem ser discutidas e em momentos como esse a gente tem oportunidade de fazer isso com os órgãos responsáveis que são os parceiros do evento”.

Com certeza é fundamental, de uma importância muito grande, porque traz as informações reais, tanto para o produtor quanto para o contabilista. Uma parceria muito nobre, forte e que já está no décimo terceiro encontro, então, isso só tende a agregar, tanto o produtor quanto o contabilista saem ganhando. São informações que chegam em tempo real … são assuntos de suma importância e que geram uma série de dúvidas, uma série de questionamentos e com esse evento consegue-se chegar num denominador comum…”, confirma o Dr. Ruy Fachini Filho, Representante do Sistema FAMASUL.


Totem Ticker