AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quarta Feira, 26 de Julho de 2017
26 de agosto de 2014

Parceria entre CRCPR e governo estadual amplia atuação do PVCC no Paraná

Postado por: Comunicação CFC


Por Comunicação CRCPR – Talita Garcia

Voluntários do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) no Paraná passarão, nos próximos dias, por um treinamento específico que os capacitará a atuar junto a famílias em situação de vulnerabilidade social em 30 municípios atendidos pelo programa Família Paranaense, do governo estadual, e orientá-las a respeito da gestão do orçamento familiar – temática trabalhada em nível nacional pelo PVCC.

Um termo de cooperação técnica assinado no dia 22 de julho, pela presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, e a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Bernardi Vieira Richa, formalizou a parceria, que amplia a atuação do PVCC em todo o Estado.

A escolha dos municípios foco do voluntariado ficará a critério do CRCPR, a partir de uma listagem fornecida pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), da qual constam 130 municípios prioritários do Família Paranaense e outros 234 que aderiram espontaneamente ao programa. Neste universo, encontram-se os municípios cadastrados na modalidade AFAI, Atenção às Famílias de Adolescente Internados por Medida Socioeducativa.

O termo prevê que o CRCPR será responsável por providenciar a capacitação dos voluntários do PVCC para que possam desenvolver ações educativas de gestão e orçamento familiar junto às famílias atendidas pelo programa, nos comitês locais dos municípios, de acordo com um cronograma de trabalho pré-estabelecido. A cada dois meses, o conselho deverá disponibilizar à secretaria informações sobre os encontros com as famílias. Esses encontros serão divulgados pela SEDS e acompanhados pela secretaria por meio de relatórios emitidos por voluntários e municípios.

Em campo, os voluntários utilizarão a cartilha Orçamento Familiar – Finanças Organizadas, Sonhos Realizados, uma produção do CRCPR para o PVCC no Paraná, distribuída gratuitamente. Em linguagem didática, a publicação aborda assuntos como as causas do descontrole do orçamento pessoal e familiar e traz sugestões para o equilíbrio das contas, dicas sobre gastos com saúde, cartão de crédito, veículos, compras no crediário e empréstimos consignados, e uma tabela modelo para o controle do orçamento mensal.

Fernanda Richa explicou que o Família Paranaense foi concebido como uma prioridade de governo, com o intuito de unir forças entre Estado, municípios, instituições, comunidades e famílias, para promover a erradicação da extrema pobreza e a emancipação das famílias em vulnerabilidade social do Paraná. A meta do governo estadual é atender um total de 100 mil famílias por meio do Família Paranaense em 2014.

A parceria foi oficializada em reunião no Palácio das Araucárias, em Curitiba, durante reunião da qual participaram também os diretores superintendente do conselho, Gerson Borges de Macedo, e operacional, Hugo Catossi, o vice-presidente de Relações Sociais da autarquia, Narciso Doro Jr., a coordenadora interina do Programa Família Paranaense, Alzenir de Fátima Sizanoski, e a assessora da Coordenação de Proteção Social Básica da SEDS, Cecília Bezerra Coelho Hauer.

Saiba mais sobre o Família Paranaense: (41) 3210 2456; familiaparanaense@seds.pr.gov.br.


Totem Ticker