AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quarta Feira, 26 de Julho de 2017
18 de setembro de 2014

Palestra sobre aprendizagem baseada em problemas encerra programação do IX ENCPCCC

Postado por: Comunicação CFC


Por Elton Pacheco
RP1 Comunicação

PRO_5914

O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning – PBL, na sigla em inglês) é o uso de um contexto clínico para o aprendizado centrado no aluno, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e individualmente, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante.

O assunto foi tema da última palestra do IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC), realizado nos dias 16 e 17 de setembro no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O objetivo do encontro foi aproximar o CFC da realidade das Instituições de Ensino Superior, discutir a qualidade do ensino e as tendências da profissão e debater os principais desafios dos cursos em Ciências Contábeis.

PRO_5934

Para debater o assunto, o convidado foi o professor Fábio Frezatti, titular da Universidade de São Paulo (USP). Ele proferiu a palestra PBL, uma oportunidade de se divertir com um problema, e falou sobre o conceito do método, além de experiências. “É preciso pensar além das instituições. Pensar em quem são nossos alunos. O PBL, além de outras possibilidades, traz ao professor um panorama do que está acontecendo no mercado de trabalho por intermédio do aluno”, diz.

O palestrante elencou alguns dos benefícios do método, como o engajamento de alunos no problema e, consequentemente, o aprendizado; o desenvolvimento de habilidades permanentes; o desafio e o aprimoramento de atitudes; a pensar no contexto das informações, entre outras.

Segundo Frezatti, no PBL, o estudante deixa de ser um elemento passivo, sentado numa sala para tomar notas, para passar a ser o principal gerador de conhecimento ao procurar ativamente a informação que necessita para resolver um determinado problema. A palestra foi coordenada pelo presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal, José Antonio de França.


Totem Ticker