AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 23 de Abril de 2017
30 de setembro de 2014

CRCDF: Presidente do regional faz palestra de integração nas faculdades da região

Postado por: Comunicação CFC


Imprensa CRCDF

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRC-DF), Sandra Batista, dando seguimento ao projeto de integração com os futuros Contadores da região, participou essa semana e na anterior de dois eventos especiais promovidos pelas Faculdades Projeção e Anhanguera, ambas em Taguatinga, que atraíram um público de mais de 600 pessoas.

Na Faculdade Projeção, em Taguatinga Norte, Sandra Batista foi convidada a participar das homenagens pelo Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro. Em palestra na quarta-feira (24), ela abordou a Trajetória Profissional e o mercado da profissão Contábil nos dias atuais, para uma platéia de 360 estudantes. A presidente do CRC-DF explicou o funcionamento do Sistema CFC-CRCs, de sua missão e principais atividades, a novas necessidades da trajetória acadêmica e profissional do Contador, além das perspectivas para a profissão no mercado atual.

Sandra Batista foi acompanhada pela Vice-Presidente de Controle Interno, Ana Maria Mallmann Costi, que ministrou uma palestra sobre o Mercado de Trabalho do Contador na Área Financeira e pela diretora do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Elys Tevania.

Já na Faculdade Anhanguera, como parte dos eventos que integraram a Semana Acadêmica da instituição, Sandra Batista falou no dia 18 para 245 estudantes sobre o mesmo tema – Trajetória Profissional e o mercado da profissão Contábil nos dias atuais.

Com a preocupação de familiarizar os futuros profissionais com o seu Conselho de classe, incentivando-os a frequentá-lo e integrar suas ações desde o início da profissão, a presidente do CRC-DF enfatizou aos mais de 600 alunos que participaram das duas palestras a importância de valorizar a profissão que escolheram. Ela ressaltou que o curso de Ciências Contábeis está entre os mais procurados pelos estudantes de graduação nos últimos anos, figurando no quarto lugar do ranking do Censo da Educação Superior em 2013, apurado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

“Foram nada menos que 328 mil e 31 alunos matriculados, só no ano passado, nos cursos de Contabilidade. A área contábil representa, sozinha, quase 5% da demanda de todos os cursos de graduação do país hoje, isso é reflexo da grande valorização da nossa atividade na economia atual”, destacou Sandra Batista aos futuros profissionais da classe. Segundo ela, isso se dá em função da conjunção positiva de vários fatores, como o fortalecimento da economia brasileira no cenário mundial nos últimos anos, o crescimento da participação das empresas brasileiras no mercado externo e a convergência das normas contábeis brasileiras ao padrão internacional IFRS, o qual o Brasil integra desde 2010 (Lei 11.941/2009) e que já congrega mais de 130 países. “Tudo isso, junto, provocou uma mudança cultural positiva no nosso profissional contábil, que tem hoje um perfil bastante técnico e cada vez mais respeitado no mercado”, avaliou.

Reforça esse cenário efervescente também um ambiente contábil bastante positivo no país, estimulado pelo aperfeiçoamento do controle, arrecadação e fiscalização do Fisco do Governo Federal e dos estaduais, pela oferta de emprego em alta e a escassez de profissionais qualificados para as novas funções, além de pela criação de uma série de entidades fiscalizadoras com foco na transparência de gestão, especialmente na área pública. “Todo esse conjunto prioriza a adequada aplicação dos recursos pelas empresas e instituições, com prestação de contas para a sociedade. O trabalho do Contador é parte essencial nesse processo, portanto, temos muito espaço para crescer no mercado”, incentiva a Presidente do CRC-DF.

Palestra Motivacional

Para reforçar essa abordagem aos futuros profissionais e envolve-los de forma mais emocional com o tema, o CRC-DF fez uma parceria com a coaching Adriana Albuquerque, que finalizou os eventos nas duas Faculdades. Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e especialização na área de Recursos Humanos, Adriana Albuquerque, que também é professora na área, é das palestrantes mais requisitadas do país atualmente, inclusive internacionalmente.

Nas Faculdades Projeção e Anhanguera, ela ministrou a palestra motivacional Superação & Resultados Sensacionais, levantando as platéias e fazendo todo mundo cantar e se soltar, vivenciando o momento. “A coaching Adriana Albuquerque e todo esse seu importante conhecimento emocional é uma parceria qualificada que conquistamos no CRC-DF e estamos, agora, compartilhando com os estudantes”, afirmou Sandra Batista. “Afinal, o entusiasmo pela profissão e a motivação pelo ‘vida’, são componentes fundamentais para que o profissional consiga evoluir num mercado tão competitivo como o atual”.


Totem Ticker