AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 28 de Maio de 2017
14 de outubro de 2014

Esocial é abordado em Seminário de assuntos contábeis de Carazinho

Postado por: Comunicação CFC


ESocial foi a primeira palestra do Seminário de Assuntos Contábeis, que o Conselho Regional de Contabilidade do RS promoveu, em 10 de outubro, em Carazinho. Valéria Valcam, consultora nas áreas trabalhistas e previdenciária da Lefisc, abordou o assunto, enfatizando que, a partir do eSocial, o profissional terá de planejar e criar procedimentos, e alertou ainda que a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) passará a ser mensal.

DSC_0571

Eliane Valcam

Na solenidade de abertura do Seminário, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, reiterou a importância do profissional e do estudante da área contábil adquirir cada vez mais conhecimento. Salientou ainda que os seminários são boas oportunidades de integração e convívio entre contadores, técnicos em contabilidade e estudantes.

DSC_0555

Também se manifestaram, nesse sentido, o delegado regional do CRCRS em Carazinho, Clóvis da Rocha, diretor da UPF em Carazinho, Hélio Bulau, secretário municipal da Fazenda, João Carlos Martins Pedroso.

DSC_0573

Marcelo Zampieri, mestre em Direito, ministrou palestra sobre holding patrimonial como planejamento sucessório e contábil.

O mestre em Direito Marcelo Zampieri iniciou a palestra sobre holding patrimonial, citando o autor Fred John Santana Prado: “A preocupação com os negócios da família, bem a sua continuidade tem levado muitas pessoas a constituírem holdings familiares. Essa medida, visa principalmente evitar possíveis mudanças de filosofia na gestão dos negócios, advindos dos diferentes perfis dos herdeiros, impedindo, inclusive, que problemas familiares atinjam os negócios”.

Zampieri lembrou que o interesse do negócio tem que estar acima do interesse dos herdeiros. Salientou ainda que a holding não pressupõe um tipo societário específico, podendo ser constituída sob forma de sociedade por ações, de sociedade limitada e EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Portanto, a sociedade holding não se constitui em um tipo societário ou pessoa jurídica específica.

“Ações que fazem a diferença” foi o tema da palestra que Márcio Mâncio, empresário, ministrou na parte da tarde, enfocando, de uma maneira bem humorada, a necessidade das pessoas de se realizarem profissionalmente e de buscarem um diferencial para alcançarem o sucesso. Mâncio deu dicas para a formação de equipes de alta.

DSC_0591

Em seguida, o coordenador da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, Márcio Silveira, fez uma explanação sobre honorários.

carazinho

O contador Márcio Silveira, apresentou o tema: “Como definir o valor dos serviços contábeis?”. Sugeriu que a precificação dos honorários fosse uma composição dos valores constantes na tabela dos sindicatos, com uma avaliação do mercado e com os custos da organização contábil. Márcio lembrou que aliado a isso tem que se levar em conta as peculiaridades da região e os serviços prestados.

Presidente fala sobre as ações sociais do CRCRS

No dia anterior ao Seminário de Assuntos Contábeis (9/9), o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, e o vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, reuniram autoridades e representantes de entidades do município para exporem as ações sociais desenvolvidas pelo Sistema CFC/CRCs, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

DSC_0517

Estavam presentes na reunião: Clóvis Rocha, delegado regional do CRCRS em Carazinho; Renato Süss, prefeito; Luciana Basso, contadora da prefeitura; João Carlos Pedroso, secretário da Fazenda; Rudnei Luiz Brombilla, presidente da Câmara Municipal; José Bepler, delegado da Receita Estadual; Jocélio Cunha, presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho; Cláudio Hoffmann, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas; Erselino Zottis, presidente do Sindilojas; Maria Edilia Kozikas, presidente do COMDICA; Gilberto Danieli, presidente do Lions; Helio Bullau, diretor da UPF – Campus Carazinho.

.


Totem Ticker