AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 24 de Agosto de 2017
20 de outubro de 2014

CRCPB realiza Encontro Paraibano da Mulher Contabilista e de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis

Postado por: Comunicação CFC


Por Elton Pacheco, RP1 Comunicação
Foto: Walisson Mendes

Campina Grande, Paraíba – A presença da mulher na contabilidade e o ensino das Ciências Contábeis foram os temas de abertura do VI Encontro Paraibano da Mulher Contabilista e do I Colóquio Paraibano de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis. Os eventos foram realizados ao longo desta segunda-feira, 20 de outubro, no Garden Hotel, em Campina Grande (PB).

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, participou da abertura dos dois eventos. Na ocasião, Martonio destacou a importância da mulher na contabilidade e lembrou que elas já são maioria nas faculdades, onde representam 58% dos estudantes do curso de Ciências Contábeis.

fotografo-Walisson Mendes

“Além disso, nos últimos dez anos, tivemos a entrada de aproximadamente 85 mil mulheres na carreira. Hoje, elas já são 42% dos 500 mil profissionais e devem chegar à metade deles em um futuro próximo”, disse. Na oportunidade, ele saudou as mulheres e lembrou as ações do chamado Outubro Rosa, campanha de luta contra o câncer de mama.

José Martonio também disse que pretende estudar, junto ao Ministério da Educação (MEC), a possibilidade de implementar programas itinerantes de titulação. “A ideia é desenvolver o campo das Ciências Contábeis e aumentar o número de mestres em todo o País”.  Nesta quinta-feira, 23, o ministro da Educação, Henrique Paim, participa de evento na sede do CFC, em Brasília, onde deverão ser discutidos esses e outros assuntos.

Também fizeram parte dos dois eventos o presidente do CRCPB, Glaydson Trajano, além de conselheiros, vice-presidentes do Sistema CFC/CRCs e mestres e doutores convidados para os paineis.

O VI Encontro Paraibano da Mulher Contabilista e o I Colóquio Paraibano de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis são realizados pelo Conselho Regional da Paraíba (CRCPB) e antecedem o 5º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, cuja abertura será na noite desta segunda-feira (20).

Luso-Brasileiro

Nesta quinta edição do Encontro Luso-Brasileiro – a maior já realizada pelo CFC em parceria com a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC) – participam contadores de Portugal e do Brasil. São esperados cerca de 800 profissionais.

O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre a contabilidade em países de língua portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além de Portugal.

Na programação, que segue durante toda a terça-feira (21), estão discussões sobre a responsabilidade dos auditores independentes, o papel da contabilidade no combate à corrupção e a evolução da contabilidade pública.​

 


Totem Ticker