AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sábado, 24 de Junho de 2017
21 de outubro de 2014

Com público recorde, Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade promoveu intercâmbio de conhecimento na Paraíba

Postado por: Comunicação CFC


Por Elton Pacheco – RP1 Comunicação

Campina Grande (PB) – A cidade de Campina Grande, na Paraíba, foi palco, nos dias 20 e 21 de outubro, do maior Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade já realizado entre Brasil e Portugal. Cerca de 800 pessoas, entre estudantes, contadores, técnicos e docentes da área lotaram as dependências do Garden Hotel para acompanhar a programação.

Ao encerrar o evento, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, fez um apelo aos estudantes. “Nunca desistam de aprender a aprender. Um profissional vale pelo o quanto sabe e pela rede de relacionamento que cria em sua trajetória”, disse, acrescentando que vai levar à pauta do Ministério da Educação a possibilidade de inserir o curso de Ciências Contábeis no Programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal, que envia estudantes para o exterior.

DSC_1990 (1)

Da esq. para dir.: Glaydson Trajano, José Martonio Alves Coelho e António Domingues de Azevedo, durante a solenidade de encerramento

O ELBC é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional da Paraíba (CRCPB) e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc), com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). Neste ano, sob o lema “Separados pelo Oceano, unidos pela Contabilidade”, o evento se propôs a discutir o papel da contabilidade no combate è corrupção, a evolução do campo profissional nos dois países e a responsabilidade dos auditores independentes.

Do Brasil, participaram das discussões o presidente do Tribunal de Contas das Bahia, Inaldo da Paixão Santos, e os vice-presidentes do CFC, Aécio Prado Dantas (Desenvolvimento Operacional), Zulmir Ivânio Breda (Desenvolvimento Profissional). Como coordenadores de mesa, Lúcia Lima Rodrigues, Glaydson Trajano, presidente do Conselho Regional da Paraíba; o vice-presidente de Registro do CFC, Nelson Zafra, e o conselheiro João de Oliveira e Silva.

“Estamos orgulhosos de termos reunidos o maior público já visto em uma edição deste Encontro, sobretudo em uma cidade tão importante e promissora como Campina Grande. São eventos como estes que ajudam a engradecer a profissão contábil. Essa foi, sem dúvidas, uma grande oportunidade aos profissionais da região de fortalecer a rede de relacionamento entre Brasil e Portugal”, afirmou o presidente do CFC, José Martonio.

De Portugal, marcaram presença o presidente da Otoc, principal entidade da categoria naquele país, Antonio Domingues de Azevedo e os contadores Amandio Amadeu Fernandes Silva e José Azevedo Rodrigues, da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas de Portugal.

“No exercício da nossa profissão temos que respeitar o interesse publico, seja nas práticas, hábitos e procedimentos. A maior lição que fica deste encontro é que precisamos, enquanto classe, desenvolver a capacidade de antever e evitar eventuais problemas,  seja da empresa que trabalhamos, seja para a sociedade”, destacou o presidente da Otoc.

DSC_1981

Anfitrião do evento, o presidente do CRCPB, Glaydson Trajano, agradeceu a participação do grande público. Ele entregou uma menção honrosa ao presidente do CFC pela confiança depositada.

Também participaram os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Ceará, Sergipe, Alagoas, Espírito Santos, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia e seus vice-presidentes e a vice-prefeita de Salvador, a contadora Célia Sacramento.

Em 2015, o Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade volta a ser realizado em Portugal. Desta vez, em Évora, cidade conhecida pelas famosas vinícolas.

 


Totem Ticker