AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 19 de Outubro de 2017
4 de novembro de 2014

Receita lança aplicativo que facilita a declaração do Imposto de Renda

Postado por: Comunicação CFC


Contribuinte pode fazer um rascunho online com os dados da declaração. Na ferramenta, dependentes, despesas e pagamentos podem ser indicados.

Fonte: Globo.com

essa vez não vai ter desculpa para deixar para última hora. O contribuinte ganhou uma ajuda extra para fazer a declaração do imposto de renda.

Leonardo é o responsável por fazer a declaração de renda dele, da esposa e de mais três pesoas da família. Por isso, já testou a novidade: o rascunho da declaração e achou que a receita evoluiu na comunicação com o cidadão comum.

“Achei o rascunho extremamente amigável, uma linguagem que parece um smartphone, parece um tablet. A cor, o formato das letras, enfim, as abas, os links, tudo me pareceu muito facilitador para o usuário”, conta Leonardo Simões de Araújo, servidor público.

O rascunho tem os mesmos campos da declaração. Por exemplo, a indicação dos dependentes e pagamentos, como os gastos com educação e despesas médicas.

Para salvar as informações do rascunho, cada usuário cria uma senha. É possível lançar as informações no computador, tablet e celular. Se você fez parte do trabalho em um aparelho e quer continuar em outro, é só clicar em recuperar rascunho e trazer para o celular, por exemplo, todos os dados do aplicativo que estavam no tablet.

Uma representante do Conselho Federal de Contabilidade lembra que é preciso continuar guardando os recibos e documentos por cinco anos. Ela acredita que essa nova opção vai ajudar a mudar a cultura de deixar tudo para a última hora.

“Esse novo aplicativo da Receita vem ajudar especialmente aqueles contribuintes que não têm o hábito de organizar a sua documentação. Então eu acredito, com essa cultura já do uso de aplicativos, que o contribuinte especialmente adotará esse rascunho, a sua forma de organizar ao longo do ano os dados e documentos para sua declaração de imposto de renda”, analisa Sandra Maria Batista, representante do Conselho de Contabilidade.

As informações ficarão no banco de dados da Receita, mas o governo afirma que o rascunho, que é opcional, não é um instrumento para bisbilhotar o contribuinte.

“Esse serviço é um serviço que facilita o preenchimento da declaração, e não tem nenhuma intenção da Receita Federal de obter antecipadamente qualquer dado”, diz Carlos Roberto Occaso, subsecretário de arrecadação e atendimento da Receita Federal.

Link da matéria

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/11/receita-lanca-servico-online-que-facilita-declaracao-do-imposto.html


Totem Ticker