AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 17 de Agosto de 2017
20 de novembro de 2014

Conselho Federal de Contabilidade recebe visita do ministro da Controladoria Geral da União

Postado por: Comunicação CFC


Por Elton Pacheco
RP1 Comunicação

O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho, visitou, nesta quinta-feira (20), o Conselho Federal de Contabilidade. A visita fez parte da programação do Quintas do Saber, projeto realizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) em parceria com o CFC e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

IMG-20141120-WA0020

Na ocasião, Hage discursou sobre transparência na gestão pública e o controle social. Ele disse que a CGU está a disposição de CFC para trabalhar em parceria com o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que, atualmente, conta com quase cinco mil voluntários em todo o País. O ministro também elogiou a iniciativa da Abracicon ao propor debates de assuntos importantes com a classe contábil e a sociedade em geral.

IMG-20141120-WA0018

O ministro da CGU citou, ainda, o Portal da Transparência que, só no ano passado, teve cerca de 11 milhões de visitas. “Mas não basta apenas disponibilizar esses dados para a sociedade. É preciso orientar o cidadão a fiscalizar os gastos públicos com responsabilidade”, afirmou ele, para uma plateia formada por vice-presidentes do CFC, presidentes e vices dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), além de conselheiros, profissionais da contabilidade e estudantes da área.

IMG-20141120-WA0019

Convênio

Durante a visita, o CFC também assinou convênio com o Observatório Social do Brasil (OSB) para incentivar a participação dos profissionais da contabilidade nas ações de voluntariado. Segundo Zulmir Breda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, este convênio é mais uma das iniciativas do Conselho com o Observatório Social do Brasil. “A ideia é incentivar a instalação de observatórios e a participação voluntária dos profissionais da contabilidade”, disse.

O convênio foi assinado com a presença do presidente da OSB, Ater Cristófoli.  Ater lembrou que o CFC participa da Rede Nacional de Cidadania Fiscal em parceria com o OSB e o Instituto Social Íris, que já vêm atuando no Controle Social da Administração Pública. O CFC também adere aos programas em andamento em diversos municípios brasileiros com o objetuivo de disseminar a metodologia empregada por ambas as instituições em todo o território nacional.

Participaram do evento a contadora Vânia Labres, conselheira do Conselho CFC e coordenadora da Comissão Gestora do PVCC e ex-presidente do CRCTO; e Pedro Gabril, integrante da Comissão Gestora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

Quintas do Saber

Desde que foi criado, em fevereiro deste ano, o Quintas do Saber já abordou assuntos importantes, incluindo as normas internacionais de contabilidade; o novo modelo tributário do Imposto de Renda Pessoa Jurídica; os 50 anos da vigência da Lei Federal nº 4.320/64, conhecida como Lei Geral de Orçamentos Públicos; entre outros temas.​


Totem Ticker