AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sexta Feira, 23 de Junho de 2017
1 de dezembro de 2014

CRCMT: Evento é encerrado com palestrantes renomados e temas inovadores

Postado por: Comunicação CFC


Fonte: Pau e Prosa Comunicação – CRCMT

Durante os dias 26 e 27 de novembro, o CRC promoveu a discussão com estudantes e profissionais da Contabilidade, em Cuiabá 

O V Encontro de Profissionais e Estudantes de Ciências Contábeis, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), encerrou suas atividades, na noite da quinta-feira (27) com um balanço positivo. Para a presidente do CRCMT, Silvia Cavalcante, a quinta edição do encontro possibilitou aos participantes o contato com profissionais de credibilidade e reconhecimento. “Este ano trouxemos palestrantes de renome nacional e focamos em temas novos, o que permitiu um amplo cenário de discussões”, aponta.

O evento, que ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro, em Cuiabá, reuniu professores, profissionais, estudantes e autoridades da área das ciências contábeis. Um giro de palestras marcou o encontro no segundo dia de programação, no qual os palestrantes abordaram temas como a sucessão de empresas familiares, empreendedorismo tributário, contabilidade agroindustrial e mercado de trabalho.

Um dos destaques foi a palestra “Governança para Empresas Familiares e Instrumentos de Planejamento Sucessório”, ministrada pelo advogado Marcelo Rodrigues. Ele tratou sobre a utilização de instrumentos para o planejamento sucessório e governança para as empresas familiares, de maneira que elas não saiam prejudicadas ao final do processo de mudanças.

Ainda de acordo com Rodrigues, o contador tem um papel importante no processo de planejamento para as empresas familiares. “O contador é quem faz o primeiro contato para a abertura da empresa. Cabe a este profissional sugerir ao seu cliente instrumentos para que ele já pense como ficará sua empresa com as mudanças causadas pela sucessão familiar”, comenta. O advogado cita como instrumentos o testamento, os fundos de investimento e o pacto antinupcial.

Mulheres – Ser líder e fazer a diferença. Isto é sinônimo de mulher. Foi desta forma que o VII Fórum da Mulher Contabilista discutiu o tema “Mulher: brilho, trabalho e bem estar”, durante o V Encontro de Profissionais e Estudantes de Ciências Contábeis, na última quinta-feira (27). O CRCMT apresentou levantamento que mostra que atualmente 45% dos profissionais contabilistas do Estado são mulheres. No Brasil, este número é ainda superior, totalizam 49%.

Presidente do Conselho, Silvia Cavalcante, ressaltou que trazer a mulher para as lideranças é mais do que necessidade, é diferença. “A mulher, junto à Contabilidade, traz para a profissão mais detalhes, compromisso e aprimoramento. É perceptível a mudança na profissão a partir do momento em que a mulher adentrou ao mercado e passou a assumir cargos de destaque”.

Ao final das palestras, 50 mulheres foram homenageadas. Ao todo, 32 ex-conselheiras e contadores de renome local, 11 conselheiras atuantes e sete funcionárias do CRCMT foram congratuladas.

Mais informações sobre o evento, no site do CRC.

 


Totem Ticker