AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quarta Feira, 26 de Julho de 2017
5 de dezembro de 2014

CFC realiza a milésima Plenária

Postado por: Comunicação CFC


Por Fabrício Santos

_MG_0099

Brasília –  Presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade, conselheiros, ex-presidentes do CFC, líderes de entidades sindicais participaram, na manhã desta sexta-feira (5), da realização da milésima Plenária do Conselho Federal de Contabilidade.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, reafirmou o compromisso da classe contábil com a sociedade brasileira. “Nós que compomos essas gerações somos privilegiados por participarmos desse momento. É muito bom saber que estamos juntos nesta longa caminhada, e vocês fazem parte desta história”, disse Martonio.

_MG_0102

Na realização das mil reuniões Plenárias do Conselho Federal de Contabilidade, diversos profissionais presidiram o CFC. A primeira Plenária da entidade foi realizada no Edifício do Ministério do Trabalho, em 21 de agosto de 1946, sob a presidência do conselheiro Paulo Lira.

reduzida4

O presidente do CFC João Verner Juenemann (gestão 1982 a 1985) foi o primeiro a proferir o discurso. “Agradeço a oportunidade que me foi dada, e  essa iniciativa vem contribuindo para o fortalecimento e crescimento da classe contábil brasileira”, disse.

_MG_0116

Já o presidente do CFC José Maria Martins Mendes (gestão 1994 a 1997) fez uma explanação das principais decisões em Plenária. “Gostaria de informá-los que muitas decisões me ajudaram a trilhar o meu caminho como presidente”. O ex-presidente citou pontos importantes, como a Reforma Tributária, a edição do livro Perfil do Profissional da Contabilidade e a transferência da sede do CFC para Brasília. “Foi um grande marco para a profissão contábil”, relembra.

_MG_0120

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim, disse, por sua vez, que a solenidade é rica de simbolismo. “Apreciamos durante todos esses anos os grandes feitos dos nossos antecessores”, afirma Bugarim. A presidente lembrou, também, a importância da Contabilidade no País. “Atualmente o sistema contábil aparece forte e pujante como todos nós merecemos”, avisa.

_MG_0126

O presidente do Ibracon, Eduardo Pocetti, disse, em seu discurso, que “é com imensa honra que participo deste dia histórico. O orgulho aumenta quando homenageamos os ilustres profissionais que abriram caminho para vivenciarmos o cenário atual e o papel do profissional que está em constante evolução. O CFC preserva, em suas raízes, ética e transparência para o desenvolvimento da profissão”.

_MG_0147

 

O presidente da Fenacon, Mario Berti, reafirmou a importância da sessão Plenária. “Quantos ilustres profissionais passaram por essas reuniões e decidiram assuntos de grande importância para o País. É difícil imaginar o que aconteceu em tantas Plenárias, mas é fácil imaginar que as decisões foram brilhantes porque estamos aqui agora celebrando este momento”, disse.

_MG_0151

Compuseram a mesa de honra o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Eduardo Augusto Rocha Pocetti; o presidente do CFC (gestão 1982 a 1985), João Verner Juenemann; o senador João Vicente Claudino; o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; a  presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon),  Maria Clara Cavalcante Bugarim, o presidente do CFC (gestão 1994 a 1997), José Maria Martins Mendes e o presidente da Federação Nacional da Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mario Elmir Berti.

 

 

 

 


Totem Ticker