AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 28 de Maio de 2017
26 de janeiro de 2015

CFC renova convênio com Ministério Público para aprimoramento do Sistema de Cadastro e Prestação de Contas

Postado por: Comunicação CFC


Por Michele Mamede
Comunicação CRCSP

Em reunião realizada no dia 23 de janeiro, na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) renovou convênio com a Promotoria de Justiça de Fundações da Capital e outras entidades para o aprimoramento do Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (Sicap) de entidades do terceiro setor. O convênio de cooperação técnico-científica, celebrado em 2013 e que reúne também o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), a Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), passa a incluir a Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

site

Da esq. para a dir.: Luiz Mateus Grimm, José Eduardo Sabo Paes, Carlos Antonio Luque, José Martonio Alves Coelho, Airton Grazzioli e Claudio Filippi

A parceria, realizada por meio do Programa do Voluntariado de Classe Contábil (PVCC), tem como finalidade o estudo e aprimoramento do Sicap nos aspectos contábeis, financeiros e econômicos das prestações de contas por meio dele realizadas. O Sicap é utilizado para coletar dados e informações de fundações e de outras entidades de interesse social para a prestação de contas ao Ministério Público.

A equipe do CRCSP coordenará a construção da nova versão do programa do Sicap, que trará uma nova tecnologia mais adequada às necessidades do Ministério Público e entidades. Os técnicos do CRCSP reunirão as alterações dos aspectos contábeis e financeiros das prestações de contas propostas pelas entidades participantes do convênio, coletadas por meio de estudos e grupos de trabalho, repassando as informações para a empresa de tecnologia contratada.

“O Ministério Público tem o profissional de Contabilidade como parceiro estratégico e profunda confiança nos CRCs, que estão imbuídos do espírito da prestação de serviço para a sociedade”, declarou o promotor de justiça Airton Grazzioli, da Promotoria de Justiça de Fundações da Capital. “Estaremos sempre juntos do Ministério Público para as boas causas. Temos muitas entidades do Terceiro Setor que precisam de ajuda para garantir transparência”, registrou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho. “O que é relacionado à prestação de contas é nossa praia e temos muito prazer em trabalhar”, reforçou o presidente do CRCSP, Claudio Filippi.

Participaram da reunião o presidente do CFC José Martonio Alves Coelho; a diretora executiva do CFC, Elys Tevania Carvalho; o presidente do CRCSP, Claudio Filippi; o diretor de Tecnologia e Infraestrutura do CRCSP, Domingos Sávio Mota; o presidente da Fipe Carlos Antonio Luque, o diretor de Operações da FBC Luiz Mateus Grimm, o presidente em exercício da Profis, promotor de justiça Airton Graziolli; e o procurador de justiça José Eduardo Sabo Paes, integrante da Comissão CFC de atualização e modernização do Sicap. Representantes da empresa de tecnologia responsável pela formatação do novo sistema também participaram do encontro de trabalho.


Totem Ticker