AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 24 de Setembro de 2017
2 de fevereiro de 2015

Presidente do CFC participa de reuniões na Argentina

Postado por: Comunicação CFC


Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Nos dias 27 e 28 de janeiro, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, participou de reuniões, em Buenos Aires, Argentina, com o presidente do Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), Jorge José Gil, e com membros da diretoria da Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas (FACPCE), para discutir estratégias para o fortalecimento da contabilidade na América Latina.

Na reunião com o presidente do Glenif, realizada na sede da FACPCE, no dia 27, foram tratados de diversos assuntos sobre ações futuras do Glenif, incluindo-se uma maior participação do Brasil no Grupo, com a finalidade de aprimorar o desempenho do Glenif. “Na reunião, chegamos à conclusão de que é necessária a criação de uma base técnica forte no Glenif”, afirma o Martonio Coelho.

R

Da esq. para a dir.: Jádson Gonçalves Ricarte, José Martonio A. Coelho e Jorge José Gil

Além disso, na pauta do encontro também constaram o alinhamento das ações do CFC e do Glenif com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e a necessidade de o International Accounting Standards Board (Iasb) esclarecer as estratégias definidas para o Glenif. “Queremos uma maior integração dos organismos da área contábil da América Latina para fortalecer a participação do Glenif nas decisões do Iasb”, destaca o presidente do CFC.

Além dos presidentes do CFC e do Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira, participaram também o representante do CFC na diretoria do grupo, contador Jádson Gonçalves Ricarte, e o presidente da FACPCE, Ramón Vicente Nicastro.

Ainda, o presidente do CFC aproveitou a ocasião para convidar Jorge Gil e Ramón Nicastro para participarem do Seminário Regional Interamericano de Contabilidade, a ser realizado nos dias 12 e 13 de março, em Maceió-AL.

R

Da esq. para dir.: Ramón Vicente Nicastro, José Martonio Alves Coelho, Silvia Beatriz Lemos e Edgardo Fernández.

Já no dia 28, também na sede da FACPCE, foi realizada reunião entre o presidente Martonio Coelho, o presidente da FACPCE, Ramón Nicastro; a vice-presidente da Federação, Silvia Beatriz Lemos; e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Edgardo Fernández. Durante esse encontro, foram discutidas ações conjuntas entre o Brasil e a Argentina para o desenvolvimento da Contabilidade e a importância da integração entre os países para o fortalecimento das ações do Glenif e da AIC.

Reunião do Glenif no CFC

Na reunião realizada em Buenos Aires, decidiu-se que a diretoria do Glenif irá realizar reunião na sede do CFC, em Brasília, no período de 15 a 17 de abril.

Além dos membros do Glenif e do presidente do CFC, deverão participar dessa reunião o representante da América Latina no Board do Iasb, o contador brasileiro Amaro Gomes, e membros do Instituto Brasileiro de Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

O presidente do Glenif deverá apresentar aos conselheiros do CFC, durante a reunião plenária ordinária agendada para o dia 17 de abril, um relatório das atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo.

 


Totem Ticker