AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 14 de Dezembro de 2017
20 de fevereiro de 2015

CFC recebe presidente da OAB em debate sobre novo Código do Processo Civil

Postado por: Comunicação CFC


Por Debora Carvalho
RP1 Comunicação

Evento será na próxima quinta-feira (26/02). Presidente do CFC, José Martonio, mediará o debate

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) receberá como palestrante na primeira edição de 2015 do projeto Quintas do Saber, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

O evento será realizado na próxima quinta-feira (26/02), às 16h, e é uma parceria entre a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e o CFC. O presidente do Conselho, José Martonio Alves Coelho, mediará o debate.

Martonio_OAB

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho (à esquerda), recebeu a visita, no CFC, em dezembro de 2014, do presidente do CFOAB, Marcus Vinícius Coêlho

O Quintas do Saber discute temas que tenham impacto no desenvolvimento do país. Neste encontro, o debate será sobre o novo Código do Processo Civil, que trará importantes mudanças no sistema recursal civil em comparação ao atual. As mudanças têm como objetivo aumentar a agilidade no julgamento de ações civis. Entre elas, o julgamento de causas por ordem cronológica; audiência de conciliação no início do processo, para se tentar acordo e evitar abertura de ação; entre outras.

O texto (PLS 166/2010) foi aprovado pelo Senado em 2010 e pela Câmara dos Deputados em 2014, mas teve que retornar para análise dos senadores após algumas mudanças solicitadas por deputados federais. Ele segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que seja sancionado em março deste ano, após cinco anos de tramitação.

O presidente da OAB, convidado do Quintas do Saber, afirma que as mudanças no Código beneficiarão advogados privados e públicos e, por consequência, o cidadão. “É, sem dúvida, um dos momentos mais importantes vividos pela advocacia. ​Trata-se do primeiro código elaborado em nosso período democrático, em substituição ao texto vigente há mais de 40 anos”, explicou Marcus Vinicius.

Desde que foi criado, em fevereiro de 2014, o Quintas do Saber já abordou diversos temas importantes e trouxe nomes relevantes para debates na sede do CFC. Segundo a presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, o projeto visa fortalecer a ciência contábil com a discussão de temas atuais de interesse da categoria e da sociedade brasileira. “Que possamos seguir em frente”, concluiu Maria Clara.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.abracicon.org.br.


Totem Ticker