AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sexta Feira, 23 de Junho de 2017
4 de março de 2015

CRCDF realiza VII Fórum da Mulher Contabilista

Postado por: Comunicação CFC


Comunicação CRCDF

O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) preparou um evento especial para comemorar o Dia da Mulher em 2015 – o VII Fórum da Mulher Contabilista, que será realizado nos dias 5 e 6 de março no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Com o tema “Sensibilidade, Liderança e Superação”, essa sétima edição do Fórum incorpora as comemorações da entidade referentes ao Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, ao mesmo tempo em que aprofunda os debates sobre a crescente participação feminina no mercado de trabalho da Contabilidade.

“Nesses dois dias do encontro, estaremos recebendo renomadas expoentes da Contabilidade brasileira, além de autoridades de outras áreas para uma rica troca de informações”, destacou a presidente do CRCDF, Sandra Batista. “Abordaremos questões do momento que afetam a mulher no mercado de trabalho, como o empreendedorismo, a superação de desafios, a valorização da profissional Contábil e também a saúde feminina. Além de reservar espaço para um momento cultural, como já é tradição do nosso Conselho”.

O VII Fórum da Mulher Contabilista dá continuidade a um movimento nacional iniciado em 1991, que tem por objetivo destacar os valores da profissional Contábil e o espaço que ela vem alcançando no cenário atual da área. “Queremos impulsioná-las a buscar seus sonhos pelo viés profissional e, com isso, valorizar cada vez mais a Classe Contábil”, apontou Sandra Batista, que é a primeira mulher a ocupar o cargo nos 54 anos de história do CRCDF.

Ambas as questões – o pioneirismo feminino no Conselho Regional do DF e o aumento da participação da mulher no mercado Contábil – estão em pauta na mídia e geraram matérias especiais no Correio Braziliense, que podem ser conferidas pelos links:

 ·         http://www.crcdf.org.br/2015/correio.jpg

 ·         http://www.crcdf.org.br/2014/MateriaCRC.pdf

Num cenário como esse, a presidente do CRCDF orgulha-se em afirmar que, em paralelo, a presença da mulher Contabilista na economia só faz crescer, tanto nacional quanto regionalmente, o que é comprovado pelos dados do CFC. Segundo eles, existem atualmente cerca 211 mil mulheres ativas na Contabilidade brasileira, o que significa 41,6% do total de profissionais registrados no país. Ao menos 5mil e 800 delas atuam no Distrito Federal (dados de Fevereiro 2015).

PALESTRAS

Para comemorar e também debater os resultados e responsabilidades que advêm desse crescimento, o VII Fórum trará palestrantes das mais diversas áreas para motivar as profissionais Contabilistas a desenvolverem suas carreiras.

A palestra magna de abertura, que acontece na noite do dia 05, ficará a cargo do consultor e conferencista Fabiano Brum, especializado em motivação, marketing e vendas. Ele trará às mulheres Contabilistas do DF sua famosa palestra motivacional, na qual aborda com muita e boa música temas como o empreendedorismo, cooperativismo, recursos Humanos e qualidade na educação.

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Gestão Empresarial, Fabiano Brum tem na música seu diferencial e marca registrada. Dos acordes de seu violão ele tira, além de belos sons, analogias com o mundo dos negócios, levando o público a refletir sobre sua postura profissional e pessoal a partir de temas e conteúdos consistentes, práticos e atuais, abordados de forma dinâmica, motivadora e participativa. É também autor de diversos artigos para jornais e revistas especializadas e diretor da Brum Desenvolvimento Profissional.

No dia 06, a manhã terá um painel com palestras da coaching Sônia Braga, que abordará o tema “O empreendedorismo feminino e o século XXI”, e da Contadora e Vice-Prefeita de Salvador, Célia Oliveira de Jesus Sacramento, que trará um depoimento sobre sua história de vida, com o foco em superar desafios e buscar novos cenários de atuação. Célia Sacramento também é Conselheira e Superintendente-adjunta do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA). O painel será coordenado pela presidente do CRC do Mato Grosso, Sílvia Mara Leite Cavalcante.

À tarde haverá um talkshow sobre o tema “Liderança: Mulheres que fazem a diferença”, com palestras da Contabilista e advogada tributarista Marta Arakaki; da coordenadora da Coordenação Geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Bárbara Verônica Mágero Viana; da deputada distrital e presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão; e da nova Secretária de Esportes do Governo do DF, Leila Barros, a Leila do vôlei. O talkshow será coordenado pela presidente do CRC do Rio de Janeiro, Vitória Maria da Silva.

Em seguida, o endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional DF, Neuton Dornelas Gomes, fará uma exposição sobre o tema “Os hormônios e a mulher: um equilíbrio dinâmico”.

E, para o momento cultural, o CRCDF preparou uma apresentação muito especial da orquestra Meninos Casa Azul, formada por menores atendidos pela Organização Não Governamental (ONG) Assistência Social Casa Azul, que desde1989 promove ações destinadas ao enfrentamento de situações de vulnerabilidade que atingem crianças, adolescentes, jovens e suas famílias moradoras da cidade de Samambaia e Riacho Fundo II, no DF.

Ainda, haverá sorteio de brindes entre os presentes durante o encerramento.

O objetivo maior do Fórum, resume a presidente do CRCDF, é promover uma integração cada vez maior da classe contábil do Distrito Federal.  “Por isso, aproveitem a oportunidade e venham fazer conosco esse evento especial, compartilhando conhecimentos e emoções num momento ímpar para a Contabilidade, não só no Brasil, mas em escala internacional”, convida Sandra Batista. 

·         Programação completa:

 

http://www.crcdf.org.br/crcdf/index.php?option=com_content&view=article&id=1969:vii-forum-da-mulher-contabilista-do-df&catid=1:destaque


Totem Ticker