AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quarta Feira, 26 de Julho de 2017
10 de março de 2015

Maceió debate os rumos da profissão contábil com nomes internacionais

Postado por: Comunicação CFC


Elton Pacheco
RP1 Comunicação

Líderes de entidades contábeis do Brasil, de Portugal, dos Estados Unidos, da Bolívia e da Argentina estarão reunidos em Maceió, Alagoas, nos dias 12 e 13 de março, para o Seminário Regional Interamericano de Contabilidade. O evento tem como objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, além de apresentar novas perspectivas para a profissão contábil. A expectativa é que cerca de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes, participem da programação.

Um dos temas a ser abordado será a importância das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, na sigla em inglês), adotadas pelo Brasil em 2010. O assunto será discutido pelo doutor Fábio Moraes, representante do Brasil no International Accounting Education Standards Board (IAESB), órgão internacional dedicado à elaboração de normas de educação na área de contabilidade. O painel será coordenado pela controladora-geral do Estado de Alagoas, doutora Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Segundo Bugarim, que é contadora e também está à frente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e foi presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nas gestões 2006 a 2009, o seminário é de grande importância para a cidade. “É importante que os debates não fiquem restritos apenas ao eixo Rio-São Paulo. Precisamos discuti-los também em outras regiões, com o objetivo de criar oportunidades de atualização profissional, a exemplo do que ocorreu ano passado em Campina Grande, na Paraíba, quando cerca de mil pessoas da cidade e região acompanharam a rica programação durante o Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade”, afirma.

A profissão contábil também será debatida sob a ótica do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, na sigla em inglês). Jim Knafo, membro do instituto, falará ao público com a coordenação do presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio da Silva Coelho Júnior. O AICPA trabalha para estabelecer padrões éticos da profissão nos Estados Unidos e representa os profissionais no Congresso. Em seguida, Joseph Bryson, da Federação Internacional de Contadores (IFAC, na sigla em inglês), palestra, em espanhol, sobre La Creación de Capacidad, La Promoción de la Calidad (Criação da Capacidade e Promoção da Qualidade), com a coordenação da técnica oficial de contas Lucia Maria Portela, de Portugal.

A programação ainda conta com o tema Ética, Mensuração e Certificação Profissional, que será debatido, também, em espanhol. Os presidentes Antonio Domingos de Azevedo, da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (Otoc), de Portugal; e Gustavo Gil Gil, da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), da Bolívia, debatem o tema, sob a coordenação de Jorge José Gil, da Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas (FACPCE).

Para o presidente do CFC, doutor em contabilidade José Martonio Alves Coelho, a profissão tem contribuído para importantes avanços no País e no mundo. “Na década passada, muitos não acreditavam, por exemplo, na convergência das normas internacionais. Isso hoje já é uma realidade. Temos um bom cenário quando olhos o futuro. Com a certeza do aprendizado contínuo, por meio da Educação Continuada, e da realização de exames de qualificação profissional, a exemplo do Exame de Suficiência, no Brasil, e do Exame CPA, nos Estados Unidos, acredito que alcançaremos colocações ainda mais importantes para a profissão”, destaca.

Martonio fará a abertura do seminário no dia 12, com a participação da controladora-geral do Estado de Alagoas Maria Clara Cavalcante Bugarim, além dos presidentes Juarez Domingues (Fundação Brasileira de Contabilidade), Idésio da Silva Coelho (Ibracon), Mário Emir Berti (Fenacon), entre outros.

O evento é realizado pelo CFC, pelo Conselho Regional de Contabilidade da Alagoas (CRCAL) e pela AIC, com  apoio da Abracicon, FBC, AICPA, IFAC e OTOC.

Serviço: 

Seminário Regional Interamericano de Contabilidade
Data: 12/03, das 15h às 19h (credenciamento); 19h às 21h (abertura); 13 de março, das 9h às 17h (palestras);
Local: Hotel Jatiúca – Rua Dr. Mário Nunes Vieira, 220, Mangabeiras – Maceió.
Tema: Novas Perspectivas da Profissão Contábil.
Valores: R$ 200 (profissionais) e R$ 100 (estudantes).
Inscrições: http://aic.cfc.org.br/


Totem Ticker