AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sábado, 25 de Novembro de 2017
10 de março de 2015

CFC participa da I Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios

Postado por: Comunicação CFC


Por Fernanda Angelo
RP1 Comunicação

Abertura do evento contou com presença do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade

IMG_4655editada

Começou, na segunda-feira (9), a I Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios (Secofem). O evento, idealizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), conta com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Escola de Administração Fazendária (Esaf). O objetivo da iniciativa é reciclar e aperfeiçoar conhecimentos em contabilidade aplicada ao setor público. Participam das oficinas os servidores e gestores públicos dos Estados, municípios e Tribunais de Contas que atuam em rotinas de contabilidade e responsabilidade fiscal, além de demais profissionais da área.

Na abertura, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho. Ele ressaltou a importância da Secofem para a classe contábil. “São eventos como este que trazem novas ideias, difusão dos conhecimentos e, acima de tudo, despertam a consciência de que nós, profissionais de contabilidade, podemos e devemos fazer algo para cuidar de uma vez por todas da imagem que outrora se tinha desse importante ramo da nossa ciência contábil”, destacou Dantas Júnior.

IMG_4645editada

O vice-presidente também lembrou que o CFC e os Conselhos Regionais de Contabilidade têm contribuído para as questões que envolvem transparência nas finanças públicas. Segundo Dantas Júnior, o profissional de contabilidade é um agente direto da transparência. “Não se pode falar de transparência sem falar de contabilidade. A transparência dos gastos públicos vai ao encontro do pensamento trilhado pela classe contábil brasileira ao longo das últimas décadas”, explicou.

Também participaram da abertura da Secofem a diretora-geral adjunta da Esaf, Rai de Almeida; o subsecretário de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional, Gilvan da Silva Dantas; o coordenador de Suporte às Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, Thiago de Castro Souza; a gerente de Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal, Cláudia Magalhães; e o gerente de Normas e Procedimentos Contábeis, Bruno Ramos.

A I Semana Contábil e Fiscal de Estados e Municípios vai até sexta-feira (13). Entre os módulos das 18 oficinas, estão: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, Fundamentos de Responsabilidade Fiscal e Operações de Crédito e Dívida Consolidada. As ações contarão com a presença de mais de 200 profissionais.


Totem Ticker