AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sexta Feira, 23 de Junho de 2017
17 de março de 2015

Presidente e Vice-Presidente do CRCDF tomam posse no Conselho de Transparência e Controle Social do GDF

Postado por: Comunicação CFC


A Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Sandra Batista, e a Vice-presidente de Administração, Erlene Alves Arruda, tomaram posse nesta quarta-feira (11) no Conselho de Transparência e Controle Social do DF, em cerimônia comandada pelo Governador Rodrigo Rollemberg na Residência Oficial de Águas Claras.

O Conselho é formado por 17 Conselheiros e seus Suplentes (a Vice-presidente Erlene, no caso do CRCDF), todos oriundos da sociedade civil, e tem por objetivo sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento do controle social, que promovam maior transparência à gestão pública no Distrito Federal e, principalmente, da movimentação financeira do Governo.

O novo colegiado já realizou a sua primeira reunião, logo em seguida à instalação pelo Governador e posse dos integrantes. No encontro, os membros presentes defenderam o combate à sonegação fiscal e o não aumento dos tributos como forma de equilibrar as contas do Governo. Ainda, destacaram a importância de um maior investimento em educação tributária nas escolas públicas e particulares do DF, defendendo a retomada da cultura de responsabilidade fiscal como um dos primeiros passos a serem assumidos pelo Conselho.

Além do CRCDF, participam do Conselho entidades como a OAB/DF, Fecomércio, CUT, Fibra, Dieese, Agenda 21, Instituto de Fiscalização e Controle e Observatório Social de Brasília (confira a lista completa abaixo) – todas convidadas pelo Governador Rollemberg.

O Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal foi reinstalado pelo GDF por meio do Decreto nº 36.307, de 26 de janeiro de 2015, com nova estrutura. Criado em 2012, o Colegiado reunia representantes da comunidade e do Poder Público. Agora, após a reestruturação determinada pelo Governador, é formado exclusivamente por membros da sociedade civil e o Governo não terá qualquer ingerência sobre suas ações e decisões, ficando responsável apenas por oferecer apoio logístico. As pautas e as atas das reuniões serão publicadas no site da Controladoria-Geral do DF. O objetivo da mudança é garantir que virão da sociedade as demandas que pautarão as ações do grupo.

“É com grata satisfação que recebemos o convite para participar de tão importante iniciativa do GDF, que sinaliza uma gestão em busca de maior transparência e participação da sociedade. Isso vem ao encontro dos princípios defendidos ao longo de 54 anos pelo nosso CRCDF”, afirmou a presidente Sandra Batista. “Ficamos honrados e agradecemos a deferência de ter sido uma das instituições selecionadas para compor o novo Colegiado, colocando-nos à disposição para dar a contribuição da Contabilidade”.

Mais informações no link abaixo

http://www.crcdf.org.br/crcdf/index.php?option=com_content&view=article&id=2029:crcdf-participa-de-lancamento-do-bem-mais-simpes-brasil-no-palacio-do-planalto-com-a-presidente-dilma&catid=29:crc-informa&Itemid=32

 

 


Totem Ticker