AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 23 de Abril de 2017
20 de março de 2015

Seminário e Fórum em Belo Horizonte discutem transparência e gestão pública

Postado por: Comunicação CFC


Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania são os principais temas da programação na capital mineira, de 25 a 27 de março

Elton Pacheco
RP1 Comunicação

Transparência e combate à corrupção, gestão orçamentária e qualidade no gasto público são alguns dos temas que serão discutidos, em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de março, durante o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública e no 5º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas.

Para isso, a capital mineira vai receber algumas das maiores autoridades públicas nos assuntos, como o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Moysés Simão, além de representantes da Secretaria do Tesouro Nacional, Tribunais de Contas, universidades e outras entidades. A expectativa é que o Ouro Minas Palace Hotel, local do evento, receba mais de 850 pessoas.

Participam servidores e profissionais que atuam com a contabilidade pública de forma direta ou indireta, como profissionais das áreas de controle interno e externo e representantes de outros países. A promoção é do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG).

Para a vice-presidente técnica do CFC, Verônica Souto Maior, a contabilidade patrimonial, a chamada nova contabilidade pública, oferece a possibilidade de uma prestação de contas mais transparente e efetiva.

“O CFC vem discutindo, ao longo dos últimos anos, o controle do gasto público por meio da implantação de uma nova contabilidade patrimonial. Até pouco tempo, o Brasil não tinha um padrão de contabilidade pública, o que começou a mudar com a implantação, em 2010, de normas aplicadas a esse setor”, explica.

Segundo Verônica, muitos Estados no Brasil, como Santa Catarina e Pernambuco, já trazem em seus balanços ativos e passivos que antes não eram reconhecidos. “Isso permite, por exemplo, que o gestor conceda maior transparência no trato com o recurso público e que a sociedade tenha um maior controle social”, diz.

As palestras abordam desde a transparência e combate à corrupção, gestão orçamentária, qualidade no gasto público, normas governamentais de auditoria até governança pública, entre outros.

Palestrantes

Entre os palestrantes, estão: o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Moysés Simão; a superintendente Central de Contadoria Geral da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, Maria da Conceição Barros de Rezende Ladeira; o subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Gilvan da Silva Dantas; e o coordenador-geral de Contabilidade e Custos da União da Secretaria do Tesouro Nacional, Renato Pontes Dias, entre outros.

Serviço:

IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública e 5º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas
Data:
de 25 a 27 de março
Local: Ouro Minas Palace Hotel (Av. Cristiano Machado, 4.001, União, Belo Horizonte – MG).
Programação: http://www.cfc.org.br/sites/ivsicp/programacao.html.
Inscrições: www.crcmg.org.br.


Totem Ticker