AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 14 de Dezembro de 2017
8 de abril de 2015

CRCPI: 2ª edição da campanha “Declare Amor e Renda um Futuro”

Postado por: Comunicação CFC


As Entidades Contábeis piauienses, lideradas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, e a Prefeitura Municipal de Teresina lançaram, no último dia 1º de abril, a segunda edição da campanha “Declare amor e renda um futuro”. Além do presidente do CRCPI, Elias Caddah, participaram do evento o presidente do Sescon-PI, José Raulino C. Branco, o presidente do Sindicont-PI, José Lopes Castelo Branco e o vice-presidente de Administração e Finanças do Regional, José Corsino Raposo Castelo Branco.

A ação tem como escopo beneficiar crianças e adolescentes atendidos por entidades sociais da capital. Para isso, basta que o contribuinte, ao declarar seu imposto de renda 2015, doe até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança  e do Adolescente de Teresina.

Este é o segundo ano consecutivo da campanha, que, em 2014, arrecadou cerca de R$ 400 mil. “Esse montante foi dividido entre os projetos executados por 10 entidades credenciadas junto ao Fundo Municipal que beneficia diretamente cerca de 5.800 crianças e adolescentes de Teresina. Para 2015, nossa meta é ultrapassar a arrecadação do ano passado e ampliar ainda mais os serviços ofertados a esta parcela da população”, esclareceu Iracilda Braga, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

No ano passado, a primeira edição da “Declare um amor e renda um futuro” foi bem recebida pela sociedade e a intenção para 2015 é conscientizar ainda mais teresinenses sobre a possibilidade de destinar parte do IR devido ao fundo que administra projetos que auxiliam crianças e adolescentes em situação de risco é de extrema importância.

Segundo o presidente do CRCPI, Elias Caddah, a ação já era difundida pelas entidades contábeis anteriormente, mas a parceria com a Prefeitura de Teresina aumentou a capilaridade do projeto. “Perceber que os recursos estão sendo bem aplicados e observar o aumento do número de crianças e adolescentes atendidos é extremamente satisfatório. Essa consciência de que estamos gerando um bem para a população é salutar”, informou o presidente, lembrando que além da capital nove municípios piauienses podem ser beneficiados pelo Funcriança.

Caddah destacou ainda a disponibilidade dos profissionais contábeis para discutir temas de alta relevância para a população e para o municípios, tais como a questão tributária e o ISS. “A classe contábil possui propostas que podem contribuir sobremaneira com esses temas que envolvem o município. Estamos disponíveis para discutir e auxiliar acerca destes pontos”, disse.

A mobilização acontecerá até 30 de abril, data em que se encerra o prazo de envio da declaração do IR. Em Teresina, a Casa de Metara, Ação Social Arquidiocesana/ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, Fazenda da Paz e Fundação Barão de Itararé são exemplos de entidades beneficiadas com recursos administrados por esse Fundo.

O prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Filho, ressaltou que vai apostar em formas inovadoras de comunicação para reforçar essa possibilidade de doação, que beneficia diretamente as crianças e adolescentes carentes da capital. “Vale destacar que esse dinheiro não é para a Prefeitura e sim para o financiamento de projetos de credibilidade que beneficiam este público”, completou.

Saiba como proceder para efetuar sua doação:

O contador pode e deve orientar os empresários a destinar parte dos seus resultados e tributos gerados diretamente às áreas sociais. A legislação permite que parte do IRPF (até 3% do imposto devido) seja destinado para fundos criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA e que são controlados por Conselhos Municipais.

Em Teresina, esses recursos são encaminhados a instituições que possuem projetos com essas características, como por exemplo, a Casa de Metara, ASA, Cáritas, Juventude Santa Cabrini, dentre outros. Até mesmo quem apresenta IR a restituir pode fazer a doação (a devolução será acrescida do valor doado).

Ao utilizar o programa da declaração do IRPF/2015, siga estes passos para doar:

1- Ao preencher a declaração completa, clique na guia Resumo da Declaração;
2- Clique em Doações Diretamente na Declaração ECA. Em seguida, selecione o tipo de fundo: nacional, estadual ou municipal. Sendo municipal, aparecem as opções de municípios do Piauí regularmente cadastrados;
3 – Preencha o valor da doação (até 3% do IR devido);
4 – Imprima o DARF gerado (guia imprimir);
5 – Efetue o pagamento até o dia 30 de Abril de 2015.


Totem Ticker