AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 24 de Setembro de 2017
9 de abril de 2015

Campanha de fortalecimento do Fundo da Criança e do Adolescente é lançada no CRCMT

Postado por: Comunicação CFC


Por Comunicação CRCMT – Luiz Fernando Vieira

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), em Cuiabá, foi palco, no dia 06 de março, do lançamento da campanha de Fortalecimento do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) 2015 e da assinatura de um termo de cooperação técnica e operacional cujo objetivo é aumentar a arrecadação a partir de doações deduzidas do Imposto de Renda. A solenidade contou com a participação do governador do Estado, Pedro Taques, da Primeira-dama Samira Martins, do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda, e de representantes da Receita Federal, da Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado Mato Grosso (APDM) e dos Conselhos Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, parceiros da campanha.

A presidente do CRCMT, Silvia Mara Leite Cavalcante, explicou que o lançamento da campanha na “casa do contabilista” não foi por acaso. O intuito é municiar os contabilistas com informações, para que saibam como fazer para que os recursos advindos do Imposto de Renda devido pelos contribuintes alimentem os Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIAs). “O anseio do estado e de todos os municípios é de que esse recurso fique na cidade e ajude nossas crianças e adolescentes”, frisou. Segundo ela, o desejo é que os profissionais sejam multiplicadores dessa informação, tornando-se pessoas determinantes para o sucesso da campanha. Silvia lembrou que entre 80% e 90% das declarações passam pelas mãos dos contabilistas e conclamou a classe a aproveitar o momento para dar sua contribuição social, inclusive auxiliando os conselhos municipais na fiscalização da aplicação dos recursos.

O governador e a primeira-dama de Mato Grosso reforçaram a necessidade de apoiar os fundos municipais. Taques disse que fez questão de comparecer, mesmo tendo outros três compromissos, “para mostrar a importância desse projeto para o estado de Mato Grosso, para a sociedade mato-grossense, para aqueles que mais precisam”. Segundo o chefe do Executivo estadual, todos ganham neste caso, tanto os que colaboram como os que recebem esses recursos, pois assim se estará diminuindo as injustiças sociais. Ele ressaltou ainda que é necessário fortalecer os conselhos como instrumentos de fiscalização e que o Governo do Estado dará todo apoio por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

Logo após a solenidade, os profissionais contábeis e convidados puderam assistir a palestras com os auditores fiscais Yuiti Shimada e Alessandra Arruda. Eles transmitiram aos presentes todas as informações sobre o Imposto de Renda 2015 e sobre como proceder para que o contribuinte destine parte de seu imposto devido aos fundos municipais. Foi a primeira de uma série de palestras e de lançamentos da campanha que percorreu o interior do estado, passando pelos municípios de Várzea Grande (16 de março), Tangará da Serra (17 de março), Sinop (19 de março), Rondonópolis (24 de março), Sinop (27 de março), Barra do Garças (06 de abril) e Lucas do Rio Verde (06 de abril). A próxima está marcada para o dia 15 de abril, em Cáceres.

A parceria foi enaltecida pela presidente do CRCMT, que elogiou a disposição da delegada da Receita Federal em Mato Grosso, Marcela Maria Ladislau de Matos Rizzi. “É um momento novo de engajamento e abertura de espaço na Receita Federal. Muito obrigada pela atenção ao CRCMT e também aos palestrantes que estarão circulando por mais quatro municípios do estado”, agradeceu.

Os participantes dos eventos receberam cartilhas com informações sobre como fazer a doação via Imposto de Renda aos Fundos da Criança e do Adolescente e as fraldas doadas por eles como inscrição serão destinadas a instituições assistenciais.


Totem Ticker