AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sábado, 25 de Novembro de 2017
14 de abril de 2015

Academia Baiana de Ciências Contábeis é lançada na sexta-feira (10/4) em Salvador

Postado por: Comunicação CFC


Por Leandro Nunes Santos
Comunicação CRCBA 

Na noite da última sexta-feira (10/03), aconteceu a solenidade de lançamento da Academia Baiana de Ciências Contábeis (Abacicon), no Hotel Fiesta, em Salvador. Com a posse dos acadêmicos, mestres e doutores, como ocupantes das cadeiras eternizadas nos nomes de grandes ícones das Ciências Contábeis de nosso país. O evento transcorreu como uma noite histórica para a classe contábil baiana. Autoridades dos órgãos representativos da classe, presidentes de academias, autoridades da sociedade civil, familiares dos acadêmicos, dentre outros, prestigiaram o grande momento da Contabilidade no estado da Bahia.

mesa-web

Em uma noite de celebração, por mais essa conquista da classe contábil baiana, estiveram presentes compondo a mesa: José Martonio Alves Coelho, presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC; Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – Abracicon; Wellington do Carmo Cruz, presidente do CRCBA; Inaldo da Paixão Santos Araújo, presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE-BA; Adeildo Osório de Oliveira, presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis – Abacicon; Jucileide Ferreira Leitão, presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis; Pedro Coelho Neto, presidente da Academia Cearense de Ciências Contábeis; Francisco de Assis Galvão Barreto Pinto, presidente da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis; Eloi Dalla Vecchia, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul; Altino do Nascimento Alves, vice-presidente do SESCAP-BA; Edmar Sombra Bezerra, representando os detentores da medalha de mérito Contábil Militino Rodrigues Martinez; e a contadora Célia Oliveira de Jesus Sacramento, vice-prefeita da cidade de Salvador e conselheira do CRCBA.

clara-web

Em seu discurso, a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara  Cavalcante Bugarim (foto), declarou a admiração que tem pela coragem e garra existente nos baianos, e citou os grandes nomes da Contabilidade baiana que influenciam gerações, como Wilson Thomé Sardinha Martins, Sudário de Aguiar Cunha e Maria Constança Carneiro Galvão. “Cada um dos empossados já tem uma contribuição extraordinária para a Bahia e para a Contabilidade brasileira. Tenho a certeza do sucesso da Academia Baiana, uma academia que inicia com tanta robustez e com um time de primeira linha”, afirmou Maria Clara.

martonio-web

Em sua palavra, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho (foto), ratificou a importância da criação dessa entidade para o desenvolvimento da Ciência Contábil no cenário estadual e nacional. “Esse evento é do conhecimento, abre-se uma grande janela para o conhecimento da Ciência Contábil, isso é fruto do desenvolvimento da nossa classe”, afirmou o presidente.

adeildo-web

O presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis recém-empossado, Adeildo Osório de Oliveira (foto), fez uma analogia entre a vida e a Contabilidade para exprimir a alegria em inaugurar o seleto grupo de acadêmicos baianos de Ciências Contábeis. “A Contabilidade nos oferece ativos e passivos, e também a vida. A vida nos submete a várias contingências, que as classificamos como remotas, possíveis e prováveis, mas só as prováveis reconhecemos. Os ativos são as amizades e as conquistas que fazemos ao longo da caminhada, em que muitas vezes sorrimos e, às vezes, choramos. Devemos viver sempre enlouquecidos pela misericórdia, pela verdade encravada em nossos corações, que passa em nossa alma, que a tenha sempre em paz. Eu, que já sou acadêmico da Academia Nacional de Economia, tenho imensa honra de presidir a Academia Baiana de Ciências Contábeis neste primeiro mandato.”

wellington-web

O presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz (foto), falou do marco na história da Contabilidade no Estado da Bahia e na contribuição da Abacicon no desenvolvimento da profissão. “10 de abril de 2015 certamente é mais um dos marcos na Ciência Contábil da Bahia, na história do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, em a gente poder abrigar essa Academia que é tão importante. Nenhuma profissão desenvolve sem a ciência, e a ciência voltada para uma Academia com profissionais de tamanha qualidade, que a integram nesse primeiro momento, e os outros que vão seguir, será mais um passo grande na pesquisa na pesquisa e na literatura da Ciência Contábil brasileira, pois a Contabilidade é a profissão que escolhemos e que amamos.”

Veja a relação da Diretoria e membros empossados da Abacicon:

Presidente: Adeildo Osório de Oliveira

Diretor Administrativo e Financeiro: Wellington do Carmo Cruz

Diretora Operacional: Maria Constança Carneiro Galvão

Diretor de Ensino e Pesquisa: Antônio Carlos Ribeiro da Silva

CADEIRA PATRONO ACADÊMICO
1 José de Andrade Silva Filho Sudário de Aguiar Cunha
2 Alberto Almada Rodrigues José Antônio Moreira Icó da Silva
3 Militino Rodrigues Martinez Adeildo Osório de Oliveira
4 Olivio Koliver Wellington do Carmo Cruz
5 Antonio Lopes de Sá Antônio Carlos Ribeiro da Silva
6 Francisco José dos Santos Alves Flávio Dias dos Santos Correia
7 Lino Martins Célia Oliveira de Jesus Sacramento
8 Francisco D’ Auria Marcly Amorim Pizzani
9 Carlos de Carvalho José Maria Dias Filho
10 Hilário Franco Inaldo da Paixão Araújo
11 Frederico Hermann Júnior
12 Américo Matheus Florentino Sônia Maria da Silva Gomes
13 Hermógens Viana de Castro
14 Arlindo da Silva Quaresma Walter Crispim da Silva
15 Maury Egas Bahia Prado Wilson Thomé Sardinha Martins
16 Romeu Martins Bião
17 João Evangelista de Moraes Ramos Lívia da Silva Modesto Rodrigues
18 Ynel Alves de Camargo Graciela Mendes Ribeiro Reis
19 Hugo Rocha Braga Vitor Maciel dos Santos
20 Ivan Carlos Gatti Maria Constança Carneiro Galvão

 

 


Totem Ticker