AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 24 de Setembro de 2017
27 de abril de 2015

Dia do Contabilista é comemorado com programação especial no CRCMT

Postado por: Comunicação CFC


Fonte: Assessoria de Comunicação do CRCMT

O Dia do Contabilista foi comemorado neste sábado (25 de abril) com uma programação especial no Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT). Os profissionais puderam participar do segundo Café & Contabilidade do ano, que contou com palestra sobre o Redesim, sistema que visa desburocratizar o registro mercantil, apresentação da nova presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), conselheira Gercimira Rezende, e lançamento da X Convenção de Contabilidade de Mato Grosso.

Depois de um breve histórico sobre a regulamentação da profissão contábil no país, a presidente do CRCMT, Silvia Cavalcante, abriu o evento falando de sua importância hoje no Brasil e no mundo. “É um dia para ser comemorado. Nossa profissão está cada vez mais crescente, premente, valorizada. É a quarta profissão mais demandada do mundo. O profissional contábil é imprescindível, indispensável para qualquer ente, seja físico ou jurídico, seja grande, pequena ou micro empresa e microempreendedor”, ressaltou, orgulhosa.

Presidente Silvia Cavalcante_reduzida

Silvia falou também da homenagem que foi feita na Câmara Federal, em Brasília, na sexta-feira (24), em que alguns parlamentares que são contadores salientaram a importância da contabilidade tanto no setor público como no privado. A presidente aproveitou para lembrar que o CRCMT apresentou propositura ao governador do Estado, Pedro Taques, para que seja criada em Mato Grosso a carreira de contador público.

Outra propositura feita ao chefe do Executivo, esta aceita de pronto, foi lembrada por Silvia Cavalcante: a da nova presidente da Jucemat. “Vamos perder uma vice-presidente que é muito capaz, mas ganhamos, pela primeira vez aqui em Mato Grosso, uma indicação da profissão contábil na junta comercial. Uma grande conquista. Quem sabe teremos um contador governador do estado também”, brincou. A conselheira inclusive conclamou os profissionais a cerrarem fileiras junto à nova presidente para melhorar a autarquia estadual. “O cliente da Junta Comercial é a classe contábil. Vamos ajudar, vamos ser parceiros na construção de uma junta melhor”, disse.

O secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Leopoldo Mendonça, também enalteceu a profissão. “Fizemos questão de vir aqui porque hoje é um dia muito especial para vocês. O contador é um profissional fundamental na gestão das empresas, um profissional que leva informações fundamentais para o empresário tomar decisões, um profissional que eu respeito muito”, frisou, firmando o objetivo de investir cada vez mais em melhorias na Jucemat. “A visão do governador Pedro Taques é a de melhorar o estado, melhorar o ambiente de negócios. Temos que nos aproximar da sociedade, melhorar o ambiente de negócios”, frisou.

Nova gestão – O Café & Contabilidade foi marcado também pela apresentação da conselheira Gercimira Rezende como presidente da Jucemat. “É um desafio! Mas assumimos esse desafio com a convicção de que o profissional da área contábil tem muito a contribuir com o aperfeiçoamento das atividades da junta comercial”, declarou. Para ela, mais do que pessoal, foi uma grande conquista da classe. “Minha designação para presidência da Jucemat, antes de me causar motivo de orgulho e de reconhecimento da minha trajetória profissional, traduz, sobretudo, uma conquista, um reconhecimento do profissional contábil, pela sua importância no cenário político e econômico. Especialmente neste momento em que a atual gestão do CRCMT tem preenchido oportunamente todo o espaço que entende ser do contador”, analisou. “Essa designação pelo governador do estado de Mato Grosso deve ser estendida à classe contábil”, acrescentou.

Convenção – A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Emilia de Oliveira Furlaneto, fez o lançamento oficial da X Convenção de Contabilidade de Mato Grosso, que ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro, em Cuiabá. “Trabalhamos para realizar um evento maravilhoso para vocês. Escolhemos a dedo os palestrantes. Palestrantes de renome nacional e internacional, que virão aqui pela primeira vez”, garantiu a conselheira. Um vídeo exibido em seguida apresentou o evento e destacou o currículo dos palestrantes. Na oportunidade dez felizardos foram sorteados e ganharam convites para a X Convenção: Wenderson Gefferson da Silva Guedes, Adriana de Almeida Fernandes, Lediane Rodrigues do Espírito Santo e Silva, Joyce Ferreira Soares, Maycon Junior da Costa Azevedo, Ingrid da Silva Baldueno, Cássia Tanaka, Jhonathan Alves Pereira, Raul Tulio e Jane Cássia Ventura Lima Barros.

Palestras – O Café & Contabilidade contou ainda com palestra sobre o sistema Redesim, ministrada por Alexandre Augusto Alves Lacerda, coordenador que promoveu a implantação da Redesim em Mato Grosso, e Gustavo Gomes, coordenador de projetos da empresa ProSolution, do Rio de Janeiro, reponsável pela implantação da Redesim na Jucemat.

 

 

 

 


Totem Ticker