AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Terça Feira, 17 de Outubro de 2017
29 de abril de 2015

Nova reunião sobre o eSocial é realizada no CFC

Postado por: Comunicação CFC


Elton Pacheco
RP1 Comunicação
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, nesta quarta-feira (29), de mais uma reunião do Grupo de Trabalho Confederativo (GTC), criado com o objetivo de auxiliar na implementação, juntamente com governo e sociedade, o eSocial. A plataforma faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e tem como objetivo unificar o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais .

Esta é sétima reunião desde que o grupo foi criado. Nela, os membros do GTC discutiram a oficialização do cronograma de implantação e sistemática para a qualificação cadastral. Em fevereiro, a Receita Federal disponibilizou a versão 2.0 do manual do eSocial e seus layouts. O documento publicado contém cerca de 200 páginas e orienta o empregador para a forma de cumprimento de suas obrigações, que está sendo instituída por meio do novo sistema, além de estabelecer regras de preenchimento, de validação, leiautes, tabelas e instruções gerais para o envio de eventos que compõem o projeto para o ambiente nacional de dados.

Segundo o GTC, essa versão do manual e o documento de perguntas e respostas já estão disponíveis para consulta pelas empresas no endereço www.esocial.gov.br e segue diretriz de disponibilizar os requisitos de transmissão das informações à Administração Pública com antecedência razoável que permita a adaptação pelos contribuintes.

A reunião também teve como objetivo acordar os procedimentos para ajustes pontuais e esclarecimento de dúvidas e pendências quanto aos layouts divulgados, além de projetos ligados ao eSocial, como o próprio Sped. Para o contador Cassius Coelho, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem contribuído com soluções e ideias para que o projeto saia do papel. “Haverá a capacitação e orientação do profissional da contabilidade, que será o principal elo para divulgar o eSocial nas empresas e mostrar como o projeto funciona”, afirma.
Coelho representa o CFC no grupo de trabalho criado para acompanhar a implementação da plataforma. Além do CFC, participam outras entidades, incluindo a Fenacon, o Sescon-SP, a Receita Federal, a Caixa Econômica, o INSS, os Ministérios da Previdência e do Trabalho e Emprego, entre outras. Desde o início das atividades do grupo, uma das preocupações foi entender prazos e obrigações das empresas.

Em março, a Receita Federal também realizou reunião na sede do CFC. O encontro debateu novidades sobre o eSocial; manuais técnicos das conexões/WebServices; documentação e link para testes da prévia validação cadastral; retorno de questões das empresas piloto; e o pagamento e sua integração com as remunerações, entre outros assuntos.


Totem Ticker