AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 23 de Novembro de 2017
30 de abril de 2015

IPSASB realiza reunião em Santiago do Chile

Postado por: Comunicação CFC


Por Fabrício Santos

Brasília –  Foi realizada, em Santiago do Chile, de 10 a 13 de março, reunião do International Public Sector Accounting Standards Board ( IPSASB). O coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF), do Tesouro Nacional, Leonardo Silveira do Nascimento, participou do encontro.

Na pauta do board, foi discutida a elaboração de uma consulta pública acerca do tema “Benefícios sociais”. O projeto, que teve início em 2008, aguardava a publicação do arcabouço conceitual das IPSAS para ser retomado, o que ocorreu em 2013. O projeto tem por objetivo identificar as circunstâncias e as maneiras cujas despesas e obrigações relativas a benefícios sociais governamentais devem ser refletidas nas demonstrações contábeis.

Outro ponto que merece destaque refere-se ao Relatório de Desempenho dos Serviços Públicos. O projeto envolve a publicação de uma prática recomendada (Recommended Practice Guideline ou RPG), a qual não é de observância obrigatória. O IPSASB aprovou  e publicou o documento. Esta prática tem se tornado cada vez mais relevante  e está relacionada à melhoria  da prestação de serviços no Poder Público.

O grupo discutiu, também, a reestruturação da Dívida Soberana por meio das IPSAS, projeto Relacionado às Estatísticas de Finanças Públicas,  Instrumentos Financeiros no Setor Público, Empresas Públicas, Arranjos das entidades públicas, Plano de Trabalho do IPSASB e Registros de Licenças de Emissão (Emission Trading Schemes).


Totem Ticker