AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Terça Feira, 17 de Outubro de 2017
19 de maio de 2015

Governador de Alagoas participa I Encontro de Gestores Públicos

Postado por: Comunicação CFC


Comunicação CFC

Por Fabrício Santos

Com o lema “Contabilidade a serviço da Transparência”, o I Encontro de Gestores Públicos realizado na manhã desta terça-feira (19), no Hotel Jatiúca, reuniu cerca de 300 profissionais da contabilidade e gestores públicos da administração direta e indireta de Alagoas.

DSC_7125 (2)

O governador de Alagoas, Renan Filho (ao centro), ao lado da presidente da Abracicon e controladora-geral do estado de Alagoas, Maria Clara Bugarim

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Controladoria-Geral do Estado de Alagoas, o encontro contou com a presença do governador do Estado, Renan Calheiros Filho.

No seu discurso, Renan Calheiros Filho ressaltou a importância do trabalho da Contabilidade no estado. “Não tenho problema em afirmar que o governador do estado deve entender contabilidade  como fundamental aliada e imprescindível da gestão pública. Não é por acaso que a Controladoria-Geral foi confiada a uma contadora”, disse o governador, referindo-se à presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Maria Clara Cavalcante Bugarim, falou, por sua vez, no seu discurso, sobre a importância da contabilidade na aplicação correta do dinheiro público. “Nossa intenção é que esse profissional seja o orientador dos administradores públicos e que da sua consulta rotineira resulte uma nova cultura gerencial na administração dos recursos públicos, sobretudo na demonstração de dados confiáveis.”

DSC_7144 (2)

A mesa de honra também foi assim composta: subsecretário de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional, Gilvan Dantas; secretário do Tribunal de Contas da União no Estado de Alagoas, Marcelo Aragão; prefeito e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Marcelo Beltrão; promotor de  Justiça e coordenador do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas, José Carlos Castro; secretário Municipal de Controle Interno, Diogo Silva Coutinho; secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George André Palermo Santoro; presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas,  Carlos Alberto Ribeiro Sampaio; chefe da Controladoria-Geral da União Regional de Alagoas, José Willian Gomes da Silva; e presidente do Sescap-Alagoas e conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Carlos Henrique do Nascimento.

Após a solenidade de abertura, a controladora-geral do Estado de Alagoas e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, e o subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gilvan Dantas, abriram os trabalhos do Encontro com a palestra “A Convergência aos Padrões Internacionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e os Benefícios para o Ente Público e para a Sociedade”.

DSC_7162 (2)

Logo em seguida, o chefe da Controladoria-Geral da União – Regional/Alagoas, José Wiliam Gomes da Silva, e o coordenador-geral de Análise e Informações das Transferências Financeiras Inter-governamentais da Secretaria do Tesouro Nacional, Ernesto Carneiro Preciado, abordaram o tema “Operacionalização das Transferências Voluntárias da União e o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

No período da tarde, o coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Leonardo Silveira do Nascimento, ministraram palestra intitulada “Aspectos Estratégicos e Operacionais do Envio de Informações Obrigatórias para a Consolidação das Contas Pública por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro”.

Logo em seguida, o coordenador-geral de Operações de Crédito de Estados e Municípios da Secretaria do Tesouro Nacional, Alberto Cardoso, palestrou sobre “Análise de Pleitos de Operações de Crédito, Cadastro da Dívida Pública e o Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios”. Para encerrar as atividades do encontro, o coordenador substituto de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Thiago de Castro Sousa, falou sobre a “LRF e a Gestão Fiscal: obrigações e responsabilidades dos gestores públicos”.

O I Encontro teve por objetivo oferecer aos gestores ferramentas úteis no sentido de capacitá-los e sensibilizá-los quanto à melhor forma de aplicação dos recursos públicos. No dia 15 de abril, Maria Clara Cavalcante Bugarim esteve reunida com o secretário do Tesouro Nacional (STN), Marcelo Barbosa Saintive, para tratar do projeto que prevê a capacitação em contabilidade aplicada ao setor público para servidores e gestores estaduais. “Na contabilidade privada, o grande momento veio com a convergência das normas. Hoje, estamos alinhados. A ideia é dar seguimento a este trabalho de capacitação também na área pública. O momento, portanto, é de levar esses multiplicadores a todos os locais”, afirmou a controladora-geral.

 

 

 


Totem Ticker