AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Terça Feira, 27 de Junho de 2017
21 de maio de 2015

CRCDF: Sessão solene pelo Dia do Profissional da Contabilidade lota plenário da Câmara dos Deputados

Postado por: Comunicação CFC


Por Comunicação CRCDF

O CRCDF mais uma vez fez parceria com o Deputado Federal pelo DF Izalci Lucas e ajudou a produzir uma solenidade especial no dia 24 para comemorar o Dia Nacional do Contabilista, que levou cerca de 400 profissionais e convidados ao Plenário da Câmara dos Deputados. Também Contador, Izalcy foi o autor do requerimento da Sessão Solene em homenagem à data nacional do Profissional Contábil, comemorada em 25 de abril graças aos esforços do senador João Lyra, o patrono da Contabilidade brasileira. Em 2015, a data completou 89 anos no calendário oficial, marcando a luta pela regulamentação da profissão contábil no país, iniciada em 25 de abril de 1926.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e Radio Câmara para todo o país, com o foco no momento de consolidação do amadurecimento institucional por que passa a Contabilidade no Brasil – tema do vídeo institucional produzido pelo CRCDF especialmente para a solenidade.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

“Nosso grande desafio neste novo tempo da Contabilidade é sermos cada vez mais proativos”, afirmou a Presidente do CRCDF, Sandra Batista. “Estamos sendo demandados a atuar também como consultores dos clientes, consolidando a nossa atividade como uma ferramenta de gestão. O mercado quer profissionais cada vez mais qualificados também nesse sentido, que possam assumir o papel de tradutores das informações, sendo capazes de interpretá-las e associá-las ao processo de tomada de decisão das empresas e governos. Fico feliz em ver que é nessa direção que estamos caminhando”.

Confira no Site: Clicando aqui ou Confira no Facebook: Clicando aqui

CRCDF institui Mérito Vida Profissional para Contabilistas que completam 70 anos

O CRCDF criou uma homenagem especial aos Contadores e Técnicos em Contabilidade que chegam aos 70 anos e somam décadas de atuação na área. É o certificado Mérito 70 Anos – Vida Profissional, que foi proposto em dezembro pelo ex-presidente do CRCDF, Zenon Luiz Ribeiro, incorporado pela presidente Sandra Batista e entregue pela primeira vez no dia 22 de abril na Plenária do Conselho. Além de Zenon, participaram da cerimônia os ex-Presidentes do CRCDF Dorivaldo José Coimbra, Gerardo de Paiva e Adriano Marrocos, atual Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, o presidente do Sindicato dos Contabilistas do DF (Sindiconta/DF), Marcello José Moreira, o diretor do Instituto dos Peritos e Consultores do DF (INPECON), Pedro Alves, os atuais Vice Presidentes e Conselheiros do CRCDF.

De acordo com a presidente Sandra Batista, de dezembro de 2014 até março de 2015 o Conselho identificou 35 profissionais contábeis no DF que completaram 70 anos no período, dentre os quais os cinco que aceitaram o convite para receber a homenagem no dia 22 agora e contabilizam, cada um, mais de 40 anos dedicados à Contabilidade. São eles:
1) Eduardo Alves Lobo
2) José Adroaldo Gonçalves
3) João Batista Nogueira
4) José Pereira de Araújo
5) Tancredo Campos

Sandra Batista anunciou ainda que, a partir de abril, todo mês o CRCDF vai passar a homenagear os Contabilistas com 70 anos em solenidade própria.

“Em pesquisa inicial para a homenagem, identificamos mais de 500 profissionais com mais de 70 anos e registro profissional ainda ativo junto ao nosso Conselho de classe, o que é motivo de orgulho para nós”, revelou. “Essa é uma forma de reconhecermos todo o legado de aprendizado, dedicação e contribuição que esses profissionais proporcionaram à área contábil em nossa região, além das conquistas e serviços prestados com competência e qualidade, tornando-se referência de conduta e ética no mercado profissional”.

Confira no Site: Clicando aqui ou Confira no Facebook: Clicando aqui.

CRCDF participa de solenidade dos Correios em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

A presidente do CRCDF, Sandra Batista, participou no dia 24 da solenidade realizada pela Central de Operações Financeiras dos Correios em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade. Ela foi homenageada e agradeceu o carinho destacando a importância dessa aproximação com os profissionais e também com as entidades. Em seu discurso, a do CRCDF falou aos presentes sobre o momento atual da contabilidade, as ações desenvolvidas pelo Conselho, a importância da dedicação ao desenvolvimento profissional, por meio da educação continuada, e do amadurecimento institucional. “A contabilidade se tornou uma importante aliada na gestão das empresas. Para ajudar nessa tomada de decisões, é importante estar atento, buscar a capacitação constante e se atualizar com relação à questões como a adoção de regras internacionais nas Demonstrações Contábeis (as IRFS)”, alertou.

Segundo a presidente do CRCDF, a interação é a linguagem desse novo tempo. “Esse cenário faz com que o profissional contábil invista para se tornar um consultor de investimentos e de negócios. A contabilidade mudou, saiu do papel e passou para a escrituração eletrônica, o SPED, que vem revolucionando todos os processos. O resultado é a ampliação dos critérios de transparência das informações financeiras, de gestão e da administração pública, para a qual a contabilidade é instrumento básico e fundamental”, destacou Sandra.

O superintendente da Central de Operações Financeiras dos Correios, Heronides Eufrásio Filho, o chefe de departamento Ricardo Luiz de Souza, e os analistas Marcos Aurélio de Assis, Bruno Cesar Antunes e Maria dos Prazeres Mendes, representaram os Correios na cerimônia.

Essa foi a segunda vez que a presidente Sandra é convidada a participar da solenidade de homenagem. No ano passado, o CRCDF foi aos Correios entregou bottons personalizados com a logomarca do Conselho aos contadores e técnicos de contabilidade lotados naquele órgão: Saiba mais clicando aqui. A relação de parceria entre o CRCDF e os Correios também já rendeu capacitações como a que reuniu especialistas e profissionais para falar sobre as mudanças contábeis introduzidas pela Lei 12.973/14, veja mais clicando aqui. Confira no Facebook clicando aqui.


Totem Ticker