AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quarta Feira, 26 de Julho de 2017
27 de maio de 2015

CRCMG: Profissional da contabilidade é incentivado a estar em dia com a profissão

Postado por: Comunicação CFC


Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Idealizada pelo CRCMG, campanha publicitária reforça a obrigatoriedade do registro para a atuação profissional

“Fique em Dia na Profissão e na Vida”. Esse é o mote da campanha publicitária idealizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), em vigor até o final de junho. Com foco nos profissionais da Contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis e empresários, as mensagens vão sugerir que os contadores façam uma pausa para refletir sobre a importância de se manterem em dia com atividades cotidianas importantes, como a vida em família, planos pessoais e a vida profissional.

Os anúncios irão, ainda, reforçar o papel do Conselho como órgão fiscalizador do exercício da profissão e orientar que empresários e sociedade verifiquem se o contador que presta serviços para sua empresa está regularmente registrado no CRCMG.

“Quando incentivamos os profissionais a estarem em dia com a profissão, estamos automaticamente garantindo à sociedade que os serviços contábeis sejam praticados com ética e boa governança”, explica o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida.

A campanha abrange jornais, tvs e rádios de todas as regiões do estado. A iniciativa contará, ainda, com intervenções em universidades, onde serão distribuídos materiais gráficos com informações sobre o CRCMG e os documentos legais referentes à profissão contábil. Um road show com a presença da diretoria da entidade pelas delegacias seccionais também integrará a ação.

Motivação

Pelo desconhecimento da legislação que rege a profissão, há um índice próximo a 30% de profissionais da Contabilidade com débitos junto ao CRCMG e, consequentemente, atuando de maneira irregular. Tal índice foi o que levou o CRCMG a realizar a campanha publicitária.

Conforme determina o Decreto Lei n.º 9.295/1946, em seu Art. 12, somente poderão exercer a profissão os profissionais devidamente habilitados, registrados no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos. “Para atuação profissional, o contador precisa, após ser aprovado no Exame de Suficiência, efetuar o registro no CRCMG e manter-se em dia com a anuidade. Muitos fazem o registro assim que concluem o curso superior, mas logo ficam em débito com as anuidades”, afirma Almeida.

A campanha irá reforçar essa necessidade de manter-se em dia com a profissão, regularizando a situação junto à entidade. “A mudança desse cenário envolve uma mudança de cultura por parte do setor, que deve ver a inadimplência como uma ameaça à categoria”, pondera o presidente do CRCMG.

Papel do Conselho

Diferentemente de um sindicato profissional, que tem como prioridade defender os interesses coletivos de sua categoria ou individuais de seus integrantes, o Conselho exerce sua função de órgão regulador da profissão contábil. Sendo assim, é papel do CRCMG verificar se os profissionais do setor atendem às condições legais para o exercício profissional, cabendo a ele aplicar sanções disciplinares e administrativas às pessoas físicas e jurídicas que sejam consideradas faltosas com os deveres da atividade profissional.

Além de exercer essa função reguladora, o CRCMG tem como atribuição garantir que os profissionais regulamentados aperfeiçoem e ampliem seus conhecimentos através do Programa de Educação Continuada. Para isso, a entidade promove cursos, palestras e seminários, além de contar com convênios com várias instituições de ensino do estado, visando o aprimoramento da classe contábil. Ao longo do ano, são mais de 150 cursos e eventos realizados em todo o estado, abordando temas relevantes para o exercício da profissão e contribuindo para a qualificação e atualização dos contadores de Minas Gerais.

Saiba mais sobre a Campanha “Fique em Dia na Profissão e na Vida” http://www.crcmg.org.br/

https://www.facebook.com/fiqueemdiaCRCMG

 


Totem Ticker