AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 26 de Março de 2017
17 de junho de 2015

Revista Brasileira de Contabilidade divulga artigo vencedor do Prêmio Olivio Koliver

Postado por: Comunicação CFC


Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A edição de 2015 do Prêmio Olivio Koliver teve como vencedor o artigo “Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM nº 480”, publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) nº 209, referente aos meses de setembro e outubro de 2014. Os autores do artigo vencedor são Juliano Augusto Orsi Araújo, Cláudio Parisi, Aldy Fernandes da Silva e Wilson Toshiro Nakamura.

A realização do Prêmio consiste na escolha do melhor artigo publicado, a cada ano, na Revista Brasileira de Contabilidade. Conforme previsto no regulamento, dos 36 artigos publicados nas edições da RBC durante o ano, seis deles são indicados pelo Conselho Editorial da Revista para a banca examinadora do Prêmio, instituída por Portaria do Conselho Federal de Contabilidade, que tem a missão de escolher o artigo vencedor.

Editada pelo CFC, a RBC é uma das mais antigas publicações técnico-contábeis do Brasil, sendo que o seu primeiro número data de 1912.

Os quatro autores do artigo “Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM nº 480” irão receber os troféus durante o X Encontro Nacional de Professores e Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, a ser realizado no segundo semestre deste ano.

Lançado no dia 23 de julho de 2013, durante o VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, em Porto Alegre-RS, o Prêmio foi criado pelo CFC com o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil. Além disso, o Prêmio visa prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, Olivio Koliver.

Os autores

Juliano Augusto Orsi Araújo é mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fecap (2012) e professor titular do Centro Universitário Fecap e FAAT Faculdades.

Cláudio Parisi é doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999) e professor pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Aldy Fernandes da Silva é doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003) e professor pesquisador II da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Wilson Toshiro Nakamura é doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (1998) e trabalha na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Homenagem

Reconhecido como homem de vasta cultura, tanto na área da Contabilidade como em campos como história, geografia, artes e línguas, Olivio Koliver nasceu em Porto Alegre (RS), em 1937, filho de imigrantes alemães. Foi casado com Irma Mercedez Gatz e teve três filhos: Edward, William e Vivian.

Formado em Ciências Contábeis e Atuariais, ele obteve o bacharelado pela Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos e o título de doutor em Ciências Contábeis, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Ainda, cursou pós-graduação em universidades alemãs e também fez cursos na França.

Koliver foi professor titular da faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUC do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Universidade Federal do RS e na Fundação Visconde de Cairu (Salvador-BA). Além disso, na área acadêmica, foi consultor para projetos especiais da Universidad de Buenos Aires; professor visitante da Universidad de La Matanza, em San Justo, província de Buenos Aires; e membro do Instituto Argentino de Professores Universitarios de Costos.

Prestou serviço à classe contábil, participando do CRCRS, inclusive como presidente do Regional por quatro vezes. Foi Vice-presidente Técnico do CFC e colaborador do Grupo de Normas Brasileiras de Contabilidade. Atuou no Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre e no Instituto dos Auditores Independes do Brasil (Ibracon-6ª Região).

Representou a classe contábil como presidente do Comitê de Investigação Contábil da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), na subcomissão de contabilidade do Grupo de Integração do Mercosul, em Contabilidade, Economia e Administração (Gimcea), no Education Committee da International Federation of Accountants.

Entre as várias homenagens e prêmios que recebeu, destacam-se: prêmios “Roberto Casas Alatriste”, a mais alta distinção contábil das Américas, em 1983, em 1997 e em 2001; Medalha Mérito Contábil João Lyra, em 1985, láurea concedida pelo Conselho Federal de Contabilidade; Medalha Irmão Afonso, em 1987, outorgada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e título “Contador Vitalício das Américas”, concedido na XVII Conferência Interamericana de Contabilidade, em 1989, em Assunción, Paraguai.

Olivio Koliver morreu em 29 de junho de 2009, deixando para os profissionais da contabilidade muito do seu conhecimento nos vários artigos e livros que escreveu.

 


Totem Ticker