AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sábado, 25 de Novembro de 2017
26 de junho de 2015

Inscrições para o Exame de Qualificação Técnica terminam no próximo dia 30

Postado por: Comunicação CFC


Por Juliana Barbosa,
RP1 Comunicação

Aprovação é necessária para exercício da atividade de auditoria em empresas reguladas pela CVM, Susep e BCB 

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para a 15ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A aprovação no exame é necessária para o exercício da atividade de auditoria independente em empresas reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Instituído em 2004, o EQT é uma certificação de qualidade exigida para profissionais da contabilidade que exerçam a atividade de auditoria independente em empresas que atuam no mercado regulado. O exame é dividido em três provas específicas. A primeira, de Qualificação Técnica Geral (QTG), garante o registro no CNAI e é condição necessária para exercer auditoria em empresas supervisionadas pela CVM. As outras duas são voltadas aos profissionais que querem atuar em entidades reguladas pelo BCB e pela Susep.

O profissional pode optar por fazer as três provas, duas delas ou apenas a de Qualificação Técnica Geral. “Ao ser aprovado no teste de Qualificação Técnica Geral, o profissional é automaticamente registrado no CNAI, e para manter-se no CNAI é necessário que o profissional cumpra o Programa de Educação Profissional Continuada, estabelecido pelo CFC”, conta o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Breda. Ele lembra ainda que o profissional que já está inscrito no cadastro pode fazer apenas a prova destinada ao BCB ou à Susep.

Os contadores que não estejam inscritos no CNAI e pretendam atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo BCB ou supervisionadas pela Susep, além da prova de Qualificação Técnica Geral, deverão se submeter à prova específica.

As provas ocorrem entre os dias 24 e 26 de agosto em todas as capitais brasileiras, além de Cascavel (PR), Londrina (PR), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP). Cada prova custa R$ 150, e as inscrições podem ser feitas no site do CFC.

 


Totem Ticker