AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 23 de Julho de 2017
26 de junho de 2015

CFC lança Manual de Redação e Estilo do Sistema CFC/CRCs

Postado por: Comunicação CFC


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Sistema CFC/CRCs, elaborou e agora apresenta este Manual de Redação e Estilo do Sistema CFC/CRCs, cujo objetivo é oferecer um guia com orientações com a principal finalidade de dar apoio aos redatores.

O Manual tem por objetivo padronizar alguns termos e expressões, alcançando uma forma de comunicação uníssona para o diversificado público presente em todas as unidades da Federação, além de trazer as principais regras da Língua Portuguesa e suas dúvidas mais frequentes. A publicação traz também modelos de documentos expedidos pelo Sistema CFC/CRCs.

Longe de se tornar uma fonte de regras engessadas, até porque a língua é viva e vibrante, o Manual de Redação e Estilo do Sistema CFC/CRCs poderá sofrer atualizações ao longo dos anos, necessárias para se adaptar às exigências do próprio Sistema.

O Manual apresenta 5 (cinco) tópicos: 1) Redação Oficial e suas Especificidades, que trata, principalmente, das características fundamentais da redação oficial, como clareza, concisão, coerência e coesão; 2) Tipos de Atos Oficiais e Normativos, que traz orientações acerca dos diversos documentos utilizados no Sistema CFC/CRCs; 3) Elementos Gramaticais, que apresenta regras da Língua Portuguesa, englobando as partes semântica, morfológica e sintática; 4) Reforma Ortográfica Reforma Ortográfica, que apresenta as principais mudanças e alterações na Língua Portuguesa; 5) Convenções, que apresenta as principais formas de redução vocabular e destaques gráficos.

Acesse o Manual de Redação e Estilo do Sistema CFC/CRCs


Totem Ticker