AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Terça Feira, 23 de Maio de 2017
3 de julho de 2015

X Encontro Nacional da Mulher Contabilista: faltam 37 dias!

Postado por: Comunicação CFC


Por Fabrício Santos

Brasília – De 12 a 14 de agosto, Foz do Iguaçu (PR) receberá um dos eventos mais importantes para os profissionais da Contabilidade do País: a décima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que pretende reunir, no Thermas Resort & Convention, cerca de dois mil participantes.

Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o X ENMC contará com a participação de renomados expoentes da Contabilidade nacional e internacional, como a contadora Ana María Elorrieta, membro do International Federation of Accountants Board (Ifac); Sâmia Msadek, diretora de Governança Global de Prática do Banco Mundial; e Olivia Kirtley, presidente da Ifac.

A profissional do Distrito Federal Lúcia de Fátima Ribeiro participa do Encontro Nacional da Mulher Contabilista desde a quinta edição, realizada em Aracaju (SE). “É, sem dúvida, um momento essencial para que possamos trocar experiências com vários profissionais do País”, revela.

Já o contador Adelson Marcelino da Silva, da Paraíba, disse, por sua vez, que “motivado pela curiosidade”, participa desde a oitava edição, realizada em Caldas Novas (GO). “Como minha esposa é contadora, fiquei curioso para saber o que elas discutiam nesses eventos”. Para o contador, o Encontro, além de discutir os anseios do universo feminino, traz temas importantes para ambos os sexos. “As palestras agregam muito conhecimento no lado profissional”, comenta.

A cada edição, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista vem crescendo e conquistando público mais numeroso. O primeiro evento foi realizado no Rio de Janeiro-RJ (1991), passando por Salvador-BA (1992), Maceió-AL (1999), Belo Horizonte-MG (2003), Aracaju-SE (2005), Florianópolis-SC (2007), Vitória-ES (2009), Caldas Novas-GO (2011) e Santos-SP (2013), que reuniu mais de cinco mil profissionais a bordo de um navio.

Dados do Conselho Federal de Contabilidade demonstram que há no País 217.770 mil contadoras e técnicas em plena atividade. A participação da mulher nas Ciências Contábeis se deve à modernização da profissão e o desafio de liderar grandes organizações.

A coordenadora do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim assumiu, pela primeira vez, de 2006 a 2009, o posto de presidente do órgão máximo da profissão.  A gestão foi marcada por pela habilidade interlocutória, tanto no âmbito  nacional quanto internacional, para discussões que envolvem a profissão contábil.

As inscrições para o X Encontro ainda estão abertas. As vagas são limitadas e podem ser efetuadas no site www.encontromulher.com.br. O Encontro é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e da Fundação Brasileira de Contabilidade e conta com a organização da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.


Totem Ticker