AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 23 de Novembro de 2017
14 de julho de 2015

CFC recebe delegação da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc)

Postado por: Comunicação CFC


Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Representantes da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC) estão visitando, durante toda esta semana, a sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). O motivo da visita é conhecer como o Sistema CFC/CRCs  atua como órgão normatizador e fiscalizador no controle da profissão contábil no País.

visita_Otoc

Da esq. para a dir.: Zulmir Breda, Helena Cristina Costa, Jaime dos Santos e Pedro Caeiro.

A primeira parte da visita ocorreu na manhã desta terça-feira (14), quando a delegação foi recebida pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Zulmir Ivanio Breda. Na ocasião, o vice-presidente fez uma apresentação sobre o trabalho realizado atualmente pelo CFC. “Há no Brasil mais de 520 mil profissionais de contabilidade em plena atividade, e o Conselho Federal atua, principalmente, com o registro e a fiscalização em todo o País”, revela.

O Técnico Oficial de Contas (TOC) Jaime dos Santos, presidente da Comissão do Regulamento de Controle de Qualidade da Otoc, disse que o objetivo da visita é o de  compreender como se faz, no Brasil, por meio do CFC, o controle da qualidade da profissão contábil. “Gostaríamos de saber como os contadores brasileiros lidam com os seus clientes, como trabalham nos seus escritórios, o dia a dia de trabalho desses profissionais e como é o processo de fiscalização realizado pelo Conselho Federal”, explica Jaime.

Membro da Comissão, o TOC Pedro Caeiro disse que “embora as situações atuais dos dois países sejam diferentes, é importante conhecermos a realidade dos profissionais que atuam no mercado”.  Segundo ele, há em Portugal cerca de 78 mil Técnicos Oficiais de Contas certificados, e  a Otoc é a maior Ordem profissional daquele país.

A delegação da Otoc é composta ainda por Helena Cristina Costa, também membro da Comissão do Regulamento de Controle de Qualidade.

No período da tarde desta terça-feira (14), a delegação portuguesa conheceu os programas do CFC relacionados à área do Desenvolvimento Profissional, como o Exame de Qualificação Técnica e o Programa de Educação Continuada.

site

O vice-presidente de Registro do CFC, Nelson Zafra (ao centro), fala sobre a realização do Exame de Suficiência e projetos da área

Nesta quarta-feira (15), é a vez do vice-presidente de Registro do CFC, Nelson Zafra, apresentar os projetos da área. Na quinta-feira (16); a Coordenadoria Técnica fará uma apresentação sobre o Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa da Qualidade (CRE); e a Coordenadoria de Fiscalização vai apresentar o funcionamento das atividades de fiscalização no âmbito do Sistema CFC/CRCs.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC) possuem parceria para compartilhamento de conhecimentos sobre Contabilidade nos países de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). O resultado dessa parceria foi a realização de seis edições do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, que tem o  propósito de estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área e aos estudantes, uma gama de oportunidades para reciclagem e aprimoramento, em especial, transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa.

 

 

 


Totem Ticker