AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Domingo, 23 de Julho de 2017
14 de julho de 2015

CFC recebe delegação da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc)

Postado por: Comunicação CFC


Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Representantes da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC) estão visitando, durante toda esta semana, a sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). O motivo da visita é conhecer como o Sistema CFC/CRCs  atua como órgão normatizador e fiscalizador no controle da profissão contábil no País.

visita_Otoc

Da esq. para a dir.: Zulmir Breda, Helena Cristina Costa, Jaime dos Santos e Pedro Caeiro.

A primeira parte da visita ocorreu na manhã desta terça-feira (14), quando a delegação foi recebida pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Zulmir Ivanio Breda. Na ocasião, o vice-presidente fez uma apresentação sobre o trabalho realizado atualmente pelo CFC. “Há no Brasil mais de 520 mil profissionais de contabilidade em plena atividade, e o Conselho Federal atua, principalmente, com o registro e a fiscalização em todo o País”, revela.

O Técnico Oficial de Contas (TOC) Jaime dos Santos, presidente da Comissão do Regulamento de Controle de Qualidade da Otoc, disse que o objetivo da visita é o de  compreender como se faz, no Brasil, por meio do CFC, o controle da qualidade da profissão contábil. “Gostaríamos de saber como os contadores brasileiros lidam com os seus clientes, como trabalham nos seus escritórios, o dia a dia de trabalho desses profissionais e como é o processo de fiscalização realizado pelo Conselho Federal”, explica Jaime.

Membro da Comissão, o TOC Pedro Caeiro disse que “embora as situações atuais dos dois países sejam diferentes, é importante conhecermos a realidade dos profissionais que atuam no mercado”.  Segundo ele, há em Portugal cerca de 78 mil Técnicos Oficiais de Contas certificados, e  a Otoc é a maior Ordem profissional daquele país.

A delegação da Otoc é composta ainda por Helena Cristina Costa, também membro da Comissão do Regulamento de Controle de Qualidade.

No período da tarde desta terça-feira (14), a delegação portuguesa conheceu os programas do CFC relacionados à área do Desenvolvimento Profissional, como o Exame de Qualificação Técnica e o Programa de Educação Continuada.

site

O vice-presidente de Registro do CFC, Nelson Zafra (ao centro), fala sobre a realização do Exame de Suficiência e projetos da área

Nesta quarta-feira (15), é a vez do vice-presidente de Registro do CFC, Nelson Zafra, apresentar os projetos da área. Na quinta-feira (16); a Coordenadoria Técnica fará uma apresentação sobre o Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa da Qualidade (CRE); e a Coordenadoria de Fiscalização vai apresentar o funcionamento das atividades de fiscalização no âmbito do Sistema CFC/CRCs.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC) possuem parceria para compartilhamento de conhecimentos sobre Contabilidade nos países de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). O resultado dessa parceria foi a realização de seis edições do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, que tem o  propósito de estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área e aos estudantes, uma gama de oportunidades para reciclagem e aprimoramento, em especial, transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa.

 

 

 


Totem Ticker