AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Segunda Feira, 01 de Maio de 2017
15 de julho de 2015

Apenas profissionais em situação regular poderão votar nas eleições dos CRCs

Postado por: Comunicação CFC


Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Nas eleições diretas para a renovação de um terço dos Plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), que irão ocorrer nos dias 17 e 18 novembro deste ano, nos 27 CRCs, somente poderão votar os contadores e técnicos em contabilidade que estiverem em situação regular no CRC, quanto a débitos de qualquer natureza e outras situações.

“A Resolução CFC nº 1.480, de 20 de março de 2015, estabelece que o voto é obrigatório e prevê a aplicação de multa àqueles que deixarem de votar, sem causa justificada. Por isso, orientamos os profissionais que têm débitos nos CRCs a procurarem os Conselhos Regionais de Contabilidade, até o dia 6 de novembro deste ano, para liquidarem esses débitos ou aderirem ao parcelamento de débitos de anuidades e multas”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior. O Parcelamento de débitos está previsto na Resolução CFC nº 1.368/2011.

Conforme a Resolução 1.480/2015, nas eleições para os CRCs, o voto é secreto, obrigatório, direto e pessoal e será exercido por contador e técnico em contabilidade na jurisdição do CRC de seu registro definitivo ou provisório.

“É importante que os profissionais tenham conhecimento de que há a opção do parcelamento de débitos para que possam regularizar, antes da eleição, a situação nos Conselhos Regionais de Contabilidade”, ressalta o vice-presidente.

Ainda segundo Aécio Dantas, outro aspecto que deve ser destacado é que, para a utilização do sistema eletrônico de votação, é imprescindível que o profissional mantenha seus dados cadastrais atualizados no seu CRC. “Essa atualização poderá ser feita por meio da página do Regional na internet ou de forma presencial, no Conselho”, explica.


Totem Ticker