AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Segunda Feira, 27 de Março de 2017
7 de agosto de 2015

Integrantes da Comissão de Revisão do Manual de Contabilidade se reúnem no CFC

Postado por: Comunicação CFC


Por Fabricio Santos

Brasília – Foi realizada nos dias 4 e 5 de agosto, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em Brasília, reunião de trabalho para definição dos itens de alteração do Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs.

O Manual está em fase de revisão e atualização e esta é a sétima reunião realizada  com o os integrantes da comissão. “Este trabalho demanda bastante estudo sobre o tema devido a complexidade e amplitude. Temos buscado trocar experiências e informações com especialistas na área e, inclusive, na Secretaria do Tesouro Nacional”, revela a vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana.

Durante os dois dias de reunião, foram discutidos os assuntos sobre a contabilização da receita de cota parte, elaboração das tabelas de vinculação das naturezas de receitas e despesas às variações patrimoniais aumentativas e diminutivas, além da apresentação da minuta alterada do texto referente aos Procedimentos Orçamentários da Despesa, com validação do conteúdo técnico.

Segundo a vice-presidente de Controle Interno, dos assuntos que foram amplamente discutidos, alguns merecem destaque como a adoção de natureza de despesa de acordo com as regras da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o objetivo de integrar os padrões de execução; a mudança do Plano de Contas, seguindo o modelo da STN; a inserção de fonte de recursos para as receitas, visando demonstrar a destinação legal dos recursos arrecadados; a adoção integral das NBCASP / STN aos padrões internacionais. “O objetivo maior desse trabalho é buscar a unificação e a padronização, além de dar maior transparência na aplicação dos recursos do Sistema CFC/CRCs”, avalia a vice-presidente.

A comissão é composta por Lucilene Viana, vice-presidente de Controle Interno do CFC; Fernando Carlos Cardoso Almeida (CRCBA); Jaqueline Elmiro (CFC), Franciele Carini (CFC), Vera Lucia dos Santos (CFC), Ana Luiza Farias do Valle (CFC), Lucas da Silva Bernadinho (CFC), Hélio Corazza (CFC), Wilson Roberto Pedro (CRCSP), Avenir Régis (CRCRS), Mauro Benedito Primeiro (CRCMG), Vivaldo Barbosa de Araújo Filho (CFC), Maria do Rosário de Oliveira (CFC), Michele Patrícia Roncalio (CRCSC) e Dirceu Batista (CFC).

 

 


Totem Ticker