AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 24 de Agosto de 2017
11 de setembro de 2015

Recife (PE) sedia Encontro Nordestino de Contabilidade

Postado por: Comunicação CFC


Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Evento já conta com mais de 800 inscritos

Os Conselhos Regionais de Contabilidade do Nordeste realizam, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, o 12º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon). Com o tema Desafios da contabilidade: gestão, tecnologia, riscos e perspectivas, o encontro pretende fomentar o conhecimento nas áreas técnicas, operacionais e científicas da área, além de promover maior integração entre os profissionais. O evento ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no Mar Hotel, em Recife.

O Enecon vai discutir temas relevantes para a contabilidade em geral e o cenário da profissão no Nordeste, além de fomentar a produção acadêmica. A definição da abordagem do 12 º Encontro, bem como a escolha dos painéis e palestrantes, foi feita por uma equipe formada por representantes dos nove estados que compõem a região Nordeste. As decisões foram submetidas aos presidentes dos CRCs desses estados.

As modificações impostas à carreira pelas novas tecnologias estarão presentes nos painéis do Enecon. “Estamos vivendo a terceira revolução da contabilidade. A primeira foi a criação do papiro, a segunda veio com Luca Pacioli e a criação do método de partidas dobradas, que afirma que só pode existir um débito se houver um crédito correspondente, e estamos vivendo a terceira revolução, que é a internacionalização da contabilidade”, conta Francisco Galvão, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) e coordenador técnico do evento.

A gestão de riscos e o controle interno em organizações públicas também serão discutidos no Encontro. A programação completa pode ser conferida no site do evento www.eneconpe2015.org.br.

Trabalhos e atividades paralelas

Com o intuito de fomentar a produção acadêmica entre os profissionais e estudantes de contabilidade serão premiados três trabalhos científicos. Foram submetidos à organização do evento 127 artigos, dentre os quais 36 serão escolhidos e apresentados durante o Encontro. Daí saem os vencedores.

Também serão entregues medalhas de Mérito de São Mateus, patrono da contabilidade, aos alunos-destaque de Ciências Contábeis. “O coordenador do curso identifica o aluno, que deve produzir um artigo com orientação do coordenador, e entregaremos a medalha durante o evento”, explica Galvão.

O Encontro conta ainda com diversas atividades paralelas. É o caso do Encontro dos Coordenadores das Instituições de Ensino Superior e dos Jovens Contabilistas. “Nós, do CRCPE, já mantemos encontros mensais com os coordenadores de cursos de Ciências Contábeis com o intuito de aproximar a academia do CRC e do dia-a-dia da atividade, daí aproveitamos a oportunidade para realizar um encontro dos coordenadores com as jovens lideranças”, conta Galvão.

As inscrições para o 12º Enecon estão abertas no site do evento e podem participar estudantes, profissionais da contabilidade e de outras áreas de interesse.

 


Totem Ticker