AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quinta Feira, 24 de Agosto de 2017
17 de novembro de 2015

Eleição para conselheiros dos CRCs tem dados parciais

Postado por: Comunicação CFC


Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Começou às 8 horas desta terça-feira (dia 17) e segue, ininterruptamente, até às 18 horas da quarta-feira (dia 18), a eleição direta para a escolha de um terço dos conselheiros que compõem os plenários dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), para mandatos de quatro anos. Em algumas unidades da Federação, também haverá o preenchimento de vagas de mandato complementar – de dois anos. A eleição está sendo feita exclusivamente pelo site www.eleicaocrc.com.br e utiliza um moderno sistema eleitoral que permite ao profissional habilitado, inclusive, votar por meio de smartphones e utilizar o e-CPF.

Desde o início do pleito, foi disponibilizado um link – http://monitor.eleicaocrc.com.br/site/monitor.html – para acompanhamento da evolução da votação. A cada 10 minutos, o quadro é atualizado e mostra o número total e o percentual de votos no Brasil; o número de votos e o percentual de cada estado e do Distrito Federal; e, por meio de um gráfico, apresenta o número de votos a cada intervalo de 10 minutos.

Conheça, a seguir, alguns dados parciais da eleição dos CRCs, neste primeiro dia de votação (17/11), computados no período das 8 às 16 horas:

- houve o total de 229.666 votos no Brasil, número que representa o percentual de 55,76% dos profissionais habilitados a votar.

- o sistema registrou 4.454 acessos do exterior – oriundos de 68 países. Os acessos não significam, necessariamente, que houve votos.

- foi contabilizado o total de 20.000 votos por e-CPF.

- as unidades da Federação que estavam mais adiantadas na votação eram: Santa Catarina, com 11.787 (65,22%) votos, e Paraná, com 17.547 (63,69%).

- às 9h20, o site da eleição registrou o pico de, aproximadamente, 970 votos por minuto.

“A eleição está acontecendo dentro da normalidade, o que é fruto de um trabalho de meses de planejamento”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e coordenador da Comissão Eleitoral, Aécio Prado Júnior.

O coordenador da Comissão Eleitoral do CFC lembra que o pleito irá se encerrar às 18 horas desta quarta-feira (18/11), de acordo com o horário local de cada estado. “Os resultados somente serão divulgados após o encerramento em todas as unidades da Federação”, anuncia.

O voto é obrigatório para todos os profissionais da contabilidade e facultado aos maiores de 70 anos.

O profissional que não puder votar – por estar impedido legalmente ou enfermo – deverá justificar o voto no site, em campo específico, durante o período de 30 dias após o encerramento da eleição.


Totem Ticker