AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Quarta Feira, 17 de Setembro de 2014
17 de abril de 2013

Brasil sedia reunião do International Forum of Accounting Standards

Postado por: Comunicação CFC


Por Maristela Girotto

Com organização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), acontece nos dias 17 e 18 de abril, em São Paulo, uma reunião semestral do International Forum of Accounting Standards (Ifass). Esta é a primeira vez que os membros do Fórum, que possui representantes de todos os continentes, reúnem-se no Brasil.

Presidido por Tricia O’Malley, o Ifass – anteriormente conhecido por National Standard Setters (NSS) – é uma organização que contribui com o International Accounting Standards Board (Iasb) na elaboração das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, na sigla em inglês), visando à melhoria dos relatórios financeiros.

Reunião IFASS

A primeira reunião do Ifass ocorreu em abril de 2010, na Coreia do Sul. Posteriormente, a cada semestre, os membros do Fórum se reuniram na Itália, nos Estados Unidos, na Áustria, na Malásia e na Suíça.

Segundo o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, o Ifass tem por missão apoiar o Iasb na criação de um conjunto de alta qualidade, unificado e compreensível de normas contábeis, aplicável mundialmente, para fornecer informações transparentes e comparáveis entre os países.

Reunião IFASS_2

Ifass no Brasil

Juarez Carneiro é também presidente do Grupo Latinoamericano de Normas de Información Financiera (Glenif), que reúne 14 organismos normatizadores de vários países da América Latina. Criado em junho de 2011, o Glenif tem como objetivo principal possibilitar, de forma organizada, uma voz única da região no Iasb.

“Acolhemos a proposta de realizar o Ifass no Brasil com o propósito de ratificar a importância da posição da América Latina no contexto da contabilidade mundial”, afirma o presidente do CFC e do Glenif.

Participam da reunião representantes de todos os grupos regionais que encaminham contribuições técnicas ao Iasb – Glenif, AOSSG (Grupo da Ásia e Oceania), Efrag (da Europa) e Pafa (da África do Sul). Também estão presentes membros do Fasb (Financial Accounting Standards Board – América do Norte).


Totem Ticker