Conselho Federal de Contabilidade
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Brasília, Sexta Feira, 30 de Setembro de 2016
17 de abril de 2013

Brasil sedia reunião do International Forum of Accounting Standards

Postado por: Comunicação CFC


Por Maristela Girotto

Com organização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), acontece nos dias 17 e 18 de abril, em São Paulo, uma reunião semestral do International Forum of Accounting Standards (Ifass). Esta é a primeira vez que os membros do Fórum, que possui representantes de todos os continentes, reúnem-se no Brasil.

Presidido por Tricia O’Malley, o Ifass – anteriormente conhecido por National Standard Setters (NSS) – é uma organização que contribui com o International Accounting Standards Board (Iasb) na elaboração das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, na sigla em inglês), visando à melhoria dos relatórios financeiros.

Reunião IFASS

A primeira reunião do Ifass ocorreu em abril de 2010, na Coreia do Sul. Posteriormente, a cada semestre, os membros do Fórum se reuniram na Itália, nos Estados Unidos, na Áustria, na Malásia e na Suíça.

Segundo o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, o Ifass tem por missão apoiar o Iasb na criação de um conjunto de alta qualidade, unificado e compreensível de normas contábeis, aplicável mundialmente, para fornecer informações transparentes e comparáveis entre os países.

Reunião IFASS_2

Ifass no Brasil

Juarez Carneiro é também presidente do Grupo Latinoamericano de Normas de Información Financiera (Glenif), que reúne 14 organismos normatizadores de vários países da América Latina. Criado em junho de 2011, o Glenif tem como objetivo principal possibilitar, de forma organizada, uma voz única da região no Iasb.

“Acolhemos a proposta de realizar o Ifass no Brasil com o propósito de ratificar a importância da posição da América Latina no contexto da contabilidade mundial”, afirma o presidente do CFC e do Glenif.

Participam da reunião representantes de todos os grupos regionais que encaminham contribuições técnicas ao Iasb – Glenif, AOSSG (Grupo da Ásia e Oceania), Efrag (da Europa) e Pafa (da África do Sul). Também estão presentes membros do Fasb (Financial Accounting Standards Board – América do Norte).


Totem Ticker